Emunah - A Fé dos Santos
Ligue-se a nós
  • Introdução
    • Sobre Nós (A Nossa História)
    • Confissão de Fé
    • Objectivo
    • A Fé dos Santos
    • Porquê usar os Nomes "YHWH" e "Yeshua"?
    • Glossário de Termos
  • Estudos
  • Blog
  • Multimedia
    • Vídeos
    • E-Books
  • Contacto
  • Links
  • Os Animais de YHWH

O Arrependimento Verdadeiro

28/2/2015

1 Comentário

 
Todos nós sabemos o que significa Arrependimento. Quem não se arrependeu já de alguma falha? Todos! Pois todos já errámos.

Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”

O arrependimento é entendido, basicamente, como alguém desejar ardentemente voltar "atrás no tempo" para poder fazer algo de forma diferente (ou nem sequer fazer).

Do ponto de vista bíblico, Arrependimento é mais do que isso. O arrependimento é um mandamento, compreendido como um preceito positivo, que significa o pecador se arrepender do seu pecado diante YHWH e fazer confissão, seja um pecado cometido propositadamente quer por negligência. 

Números 5:6,7 “Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher fizer algum de todos os pecados humanos, transgredindo contra YHWH, tal alma culpada é. E confessará o seu pecado que cometeu; pela sua culpa, fará plena restituição, segundo a soma total, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e a dará àquele contra quem se fez culpado.”

Levítico 5:5 “Será, pois, que, culpado sendo numa destas coisas, confessará aquilo em que pecou”.

É importante especificar assim o pecado:

Êxodo 32:31 “Assim tornou-se Moisés a YHWH, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.

E o que é pecado? É a transgressão da Lei! E como podemos conhecer a Lei? Lendo a Palavra de Deus! Comece hoje mesmo, estude a Palavra!

Mas sentir pesar e confessar não significa automaticamente que a pessoa se tenha arrependido. O arrependimento perfeito aos olhos de YHWH se dá quando a pessoa se vê numa situação igual ou semelhante à que já ocorreu e o pecador se abstém de cometer o mesmo pecado.

Por mais difícil que seja resistir ao mal, se o homem assim o fizer, o pecador de facto abandonou o seu pecado, retirou-o dos seus pensamentos e decidiu em seu coração nunca mais repeti-lo.

Isaías 55:7 “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”.

Jeremias 31:19 “Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei; porque suportei o opróbrio da minha mocidade”.

E aquele que sabe todos os segredos o testemunha (Oseias 14:4  e  Provérbios 28:13).  Claro que isto se refere aos pecados entre ele e o próximo. Os pecados entre ele e o Altíssimo Deus não precisa de revelar a humanos. Até é benéfico que não se tornem conhecidos.

Salmo 32:1 “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto”.

Para o arrependimento ser aceite por YHWH, é necessário que as transgressões contra o próximo (ferir física ou psicologicamente, amaldiçoar, roubar, etc. Êxodo 20) sejam compensadas, além de confessadas. E não só compensar (dentro do possível restituir o que se tirou) e confessar mas também apaziguar e pedir docilmente (ou seja, humilhar-se) por um perdão.

Provérbios 16:24 “As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos”.

Se você ofendeu alguém, ou se roubou algo de alguém, não basta ir devolver, pagar pelos estragos, dizer "desculpe, foi um erro, sabe como é, às vezes acontece". Não faça isso! Tem de se colocar no lado do ofendido, e com palavras meigas tentar cicatrizar-lhe o coração.

Saber chegar à alma de alguém é uma arte, peço a Deus uma porção do seu Santo Espírito para que você saiba ter as palavras certas. Talvez dizer a alguém "o seu perdão é muito importante para mim" faça milagres. Ou se se tratar de um amigo próximo e souber que ele gosta de bolo de chocolate levar-lhe um feito por si para tocá-lo. Você não está a comprar o perdão de ninguém, está apenas a tentar amolecer o coração de quem, com razão, está aborrecido consigo.

E se o ofendido recusar o perdão? Você que foi quem causou o prejuízo, deve insistir. Costuma dizer-se "as desculpas não se pedem, evitam-se" Talvez o ditado não seja 100% correcto, mas tem uma base de fundamento.

Então, já sabe que se peca tem de se arrepender, se se arrepende, tem de confessar, se confessa tem de se humilhar! Parece complicado de entender?

Existe uma história que conta que uma doente foi ao médico e se queixou que lhe doía o braço se o levantasse. O médico então respondeu "ora não levante!". Com o pecado é parecido. Não quer as consequências do pecado nem a humilhação que vem dele? Então você tem todas as armas espirituais para ir cada vez mais diminuindo mais o erro na sua vida. Mas respondendo à pergunta, se o ofendido continuar obstinado em não perdoar, então deixe-o, não o importune mais. Ele que se recusa a perdoar é agora o pecador.

Se o outro nunca lhe pedir perdão você não é obrigado a se reconciliar com ele, tal como YHWH não se reconcilia com quem não se arrepende.

Actos 3:19  “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença de YHWH”.

No entanto poderá ser sua obrigação ir ter com a pessoa que o ofendeu e dizer-lhe que o outro errou e porque errou.

Mateus 18:15-17 “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano”.

É proibido ser cruel e não se deixar apaziguar. Devemos ser facilmente conciliáveis, ter uma mente sincera, e um espírito disposto a aceitar as palavras do outro. O perdão devia ser natural aos Israelitas espirituais como uma característica de um coração virtuoso. Os pagãos é que são duros e inflexíveis, essa é a característica deles:

Amós 1:11 “Assim diz YHWH: Por três transgressões de Edom, e por quatro, não retirarei o castigo, porque perseguiu a seu irmão à espada, e aniquilou as suas misericórdias; e a sua ira despedaçou eternamente, e conservou a sua indignação para sempre”.

Obviamente sendo humanos, não podemos dizer que nunca pecamos (1 João 1:10). O nosso alvo é nunca pecarmos para sermos perfeitos (Mateus 5:48) mas infelizmente o pecado até ao dia que adormecermos ou que sejamos presenteados com a volta de Yeshua, nunca se apartará totalmente de nós.

Todo o ser humano tem méritos e falhas. Umas pessoas mais méritos que erros, outras é ao contrário. YHWH não leva tanto em conta o número de pecados ou de boas obras mas sim a magnitude delas.

Pode haver um simples mérito que sobreponha a muitas transgressões (1ª Reis 14:13, Lucas 7:47)  Mas atenção que também pode existir uma transgressão que anule muitos méritos (Eclesiastes 9:18). Só Deus tem capacidade e critério para fazer a sua avaliação. A nós compete-nos amá-Lo com todas as forças e seguir os Seus caminhos em rectidão. 

Não julgue a salvação de ninguém. Nem se apresse em condenar uma pessoa que terá cometido uma "grande" transgressão nem se apresse em ter a salvação como garantia de alguém que apenas comete pecados "pequeninos". Pois é, são estes pecados ditos pequeninos que são mais viciantes, e quem se habituar a eles, poderá colocar em sério risco a sua participação no Reino vindouro em que Yeshua será Rei. Exemplos de pecados "rotineiros" em certas pessoas que custam muito a serem vencidos:

ter o costume de troçar dos outros, envergonhar os amigos em público; engrandecer-se à custa da desgraça alheia; desprezar ou profanar o Sábado ou Dias festivos bíblicos porque "não tem tempo"; ser irado e colérico;  conformação para com o mundo; divulgação de segredos ou da vida privada dos outros sem que eles se possam defender.

Quem vir seus irmãos a cometerem estes erros deve alertá-los e não se calar.

Isaías 58:1 “Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados”.

Embora seja uma luta titânica vencer estes desafios, todos o conseguem fazer se realmente existir vontade! Até ao dia que YHWH decidir, a salvação está à mão de todos (Isaías 57:19). Basta desejar e pedir essa Misericórdia ao Altíssimo! A liberdade e espontânea vontade foi concedida a todo o homem O homem pode juntar-se aos que praticam a transgressão como aos que praticam o Bem (Génesis 3:22 - Lamentações 3:38)  Cumpre a cada um de nós retornar a YHWH em espírito de arrependimento e abandonar a nossa maldade, senão quem vai sofrer as consequências somos nós (Lamentações 3:39).

Que ninguém ouse pensar que se pode arrepender quando quiser e até lá ir praticando o pecado. Pois pode acontecer que cometa um pecado de tamanha abominação ou pecados tão numerosos quando ele mesmo sabia que cometia a iniquidade, que a sua pena seja que o Juiz Eterno lhe dificulte o arrependimento e ele sucumba nos seus erros.

Isaías 6:10 “Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado”.

2ª Crónicas 36:16 “Eles, porém, zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e mofaram dos seus profetas; até que o furor de YHWH tanto subiu contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve.

Nem vale a pena afirmar "peco, como todos pecam" porque isso não é desculpa válida para Deus. Não devemos viver do mal dos outros. A Bíblia também diz (Deuteronómio  15:11) mas isso não quer dizer que todo e qualquer individuo em particular tenha de vir a ser pobre!

Então ninguém se habitue a ser pecador! Veja a diferença entre o ímpio que emocionalmente se arrepende, mas que é um falso arrependido e um pecador com o coração quebrantado que se humilha perante YHWH. Ao primeiro Deus responde (Isaías 1:15 e Ml 1:10). Ao segundo, YHWH diz:

Malaquias 3:4 “E a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos”.

O segredo para que os arrependidos permaneçam firmes é serem extremamente humildes. Se os tolos os desprezam censurando com palavras tais como "ah tu no passado fizeste x e y, como podes dizer que estou errado em z?!" eles não se devem sentir desagradados nem atingidos mas sim ficarem alegres e escutarem percebendo que isso será considerado um mérito para eles. Mas nós crentes não somos assim. Para nós seguidores da Torá é um pecado angustiante dizer a um penitente "lembra-te dos teus actos passados" de modo a envergonhá-lo ou constrangê-lo.

Levítico 25:17 “Ninguém, pois, engane ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu sou YHWH vosso Deus”.

Tenhamos então um coração que deseje seguir Yeshua, o Messias, o Filho amado de YHWH! Ele que foi o perdoador por excelência, Ele que morreu pelos nossos pecados para nos livrar da consequência deles (destruição eterna). Se o fizermos podemos estar certos do seguinte:

Salmo 27:13 “Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes”.

Shalom.

Uma irmã em Yeshua

1 Comentário

Amigas Verdadeiras - Um Tesouro

23/1/2015

2 Comentários

 
 
Queridas Irmãs e Visitantes, a Paz de YHWH e Yeshua esteja com vocês! 

Quem não gosta de ter amigos? De facto, não existe ninguém que não deseje um amigo, com quem desabafar, se alegrar, se divertir. Alguém em quem confiemos, o chamado "amigo do peito". Se ouvirmos alguém dizer "não tenho amigos, nem um sequer... nem nunca tive", nos escandalizamos, não compreendemos como é possível alguém Viver sem nunca ter tido ou ter a presença de um Amigo...

Ora isto demonstra que a natureza humana precisa de ter Alguém próximo, com quem conte nas horas difíceis e alegres. Já existem imensos artigos bíblicos na internet, que nos explicam como arranjar amizades, como escolher os nossos amigos do ponto de vista bíblico, e até como terminar uma amizade quando esta nos é prejudicial.

Mas poucas vezes nos lembramos de meditar na seguinte pergunta "sou eu uma verdadeira “AMIGA"? Toda a gente procura amigos, mas poucos querem SER amigos.

Vamos então nos valer de exemplos e informações que as Santas Escrituras nos dão acerca deste tema, pois elas têm poder para nos tornar sábios para salvação.

A Bíblia descreve o amigo verdadeiro como alguém que se apega mais do que a um irmão! E nós sabemos pelo exemplo de Yeshua o quanto isto é verdade. Os seus próprios irmãos o maltrataram e desprezaram (Marcos 3:21). Assim, apegue-se a mais pessoas para além daquelas da sua família imediata, alargue horizontes!

Se você quer ser uma Verdadeira amiga tem de ser constante em lealdade e amabilidade, tem de socorrer a sua amiga aflita e a aconselhar com fidelidade.

Provérbios 18:24: “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão”.

Provérbios 17:17: “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”.

Ninguém é obrigado a ser Amigo de outra pessoa. Eu não sou obrigada, forçada por YHWH, a ser Amiga chegada de todas as pessoas. Mas se me digo amiga de alguém, se me autoproclamo "amiga íntima" de outra irmã, então a santa Lei de YHWH me dá como mandamento tratar essa pessoa de forma reverente.

O nosso Mestre, Yeshua, que nos deixou o seu maravilhoso exemplo de sacrifício, nos transmitiu o ensinamento sobre qual a verdadeira marca da verdadeira Amizade.

João 13:35
 “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se AMAREM uns aos outros".

Isto é especialmente importante nestes últimos dias, haver AMOR, entre os crentes. São tempos duros e críticos. Hoje a maioria é egoísta, existe falta de carinho natural e deslealdade. Os amigos só são amigos enquanto as circunstâncias se mantiverem, enquanto existir interesse em se continuar amigos...mas este não é o conceito de YHWH sobre o dom da amizade. 

PROVÉRBIOS 27:6, 9
YHWH exige verdade e sinceridade entre os Amigos. Se alguém busca um amigo para ouvir sempre "sim, sim"... então terá de rever o seu conceito de amizade. Um Não de um amigo pode evitar muitos problemas, não se esqueça disso.

Os que dão presentes têm muitos amigos, geralmente quem oferece tudo a todos, ou quem possa vir a ser um potencial "mecenas" dos caprichos alheios tem quase sempre uma corte de seguidores. Mas quase sempre estes só se interessam pelos benefícios egoístas derivados dessa amizade. A Bíblia afirma que quando o generoso amigo porventura "cai em desgraça" até os familiares lhe viram as costas! Todos os benefícios foram esquecidos e os dedos de julgamento aparecem implacáveis! Vamos ler:

Provérbios 14:20 “O pobre é odiado até pelo seu próximo, porém os amigos dos ricos são muitos”.

Provérbios 19:4 “As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre, o seu próprio amigo o deixa”,

Provérbios 19:6-7 “Muitos se deixam acomodar pelos favores do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes. Todos os irmãos do pobre o odeiam; quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com palavras, que não servem de nada.

Sendo assim, é sensato escolher bem de quem você se vai tornar Amiga! Senão quem vai sofrer decepções é você mesma e isso poderá abalar a sua Fé. A Bíblia avisa-nos.

O nosso amado Senhor Yeshua nos aconselhou a não convidarmos para um banquete os amigos que nos possam retribuir, mas a convidar pessoas que não nos possam retribuir.

Lucas 14:12-14 “E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.

Em sentido espiritual entendemos que quando DERMOS algo muito bom a alguém, algo que não foi pedido mas que nós voluntariamente desejamos DAR, não o façamos apenas àqueles que sabemos que nos podem recompensar, mas àqueles que por força das circunstâncias não o podem fazer.

Agora, neste presente sistema, não podem, mas um dia poderão! É o que indica a passagem acima referida. Seremos recompensados na ressurreição dos justos! Pare um pouco, Irmã, respire fundo e imagine que já se encontra no Reino vindouro, nos novos céus e nova terra, gozando da verdadeira amizade entre todos, o amor sempre presente, e que encontra aquela irmã que durante anos esteve confinada a uma cadeira de rodas. E agora é esta irmã quem a convida, correndo para si cheia de vida e alegria, para vir tomar uma refeição na sua linda casa! E isto porque você, neste velho mundo, por sua INICIATIVA (e não porque alguém pediu ou pressionou) fez sacrifícios pessoais para ser hospitaleira para com quem não podia possivelmente compensá-la. Quando assim fazemos para com os verdadeiros necessitados deste mundo estamos a lançar bases de uma verdadeira amizade e camaradagem.

Agora as irmãs estarão a perguntar a si mesmas "Isso é tudo certo mas a Luísa ou a Rita não são crentes... a Isabel até é ateia... e no entanto são excelentes pessoas, autênticos bons exemplos de amigas para o que der e vier!".

Sim, de facto, há muitas e muitas pessoas que não professam a sã doutrina e nem sequer têm princípios religiosos mas que sabem ser muito bons amigos. Então o que muda das amizades baseadas na Bíblia para as amizades entre crentes e descrentes? O elo. E o elo (neste caso, o elo mais Forte) tem um Nome: YHWH. As amizades em que ambas as partes louvam a YHWH e lhe obedecem tornar-se-ão amizades inquebráveis. Podem mudar as circunstâncias, podem surgir desacordos, podem terceiros tentar desuni-las, mas a corda não parte.

Eclesiastes 4:12 “E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”.

Mas será que os nossos amigos só podem ser Crentes? Não necessariamente. Veja a história de Rute e Noemi. Rute nem era Israelita de nascença, mas por Fé se tornou uma. Veja que lindo exemplo ela demonstrou para com a sua sogra! Nunca a deixou. Portanto se a sua amiga ainda não é crente, mas procura a YHWH de todo o coração,  e tem bons princípios, não rejeite essa amizade. Se a sua potencial amiga se mostra renitente a ouvir falar de YHWH, se mostra repulsa pela doutrina, se não demonstra respeito pelo Sagrado, tenha atenção redobrada a quem você se está expondo. Não esqueça que más companhias corrompem os bons costumes.

Tiago 4:4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

Salmo 26:4-5 “Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados. Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios. Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, Senhor, ao redor do teu altar”.

Tito 3:10 “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o”,

Há pessoas que se relacionam com demasiada facilidade, acreditando logo de início, nas palavras agradáveis e nos sorrisos amáveis, que afinal, são tão fáceis de fingir...

2ª Timóteo 3:5 “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”.

Será conveniente não confiar muito nas primeiras impressões. Assim se evitarão situações críticas e embaraçosas. Para sabermos julgar, com clareza e bom senso, as potenciais amigas, é preciso vê-las, conhecê-las, e observá-las no seu dia-a-dia, não esquecendo que elas também nos observam a nós, que nos afirmamos Servas do Altíssimo...

Outro bom exemplo de boa amizade é David e Jónatas, que embora tendo entre eles uma certa diferença de idades, se amavam tanto como amigos. Um dia, no Reino, esses dois amigos também se voltarão a encontrar! Pois ambos estavam firmados em YHWH, o seu Deus.

É claro que o nosso Maior Amigo será sempre YHWH, a seguir Yeshua, a seguir o nosso próprio Cônjuge. É nele que nós confiamos, é com ele que expomos a nossa alma, é com ele que somos UM. Depois vêm as amigas. Não dê preferência a uma amiga acima do seu marido, isso seria errado. E tenha atenção com os amigos do sexo oposto. Na Bíblia não existem histórias de enorme amizade entre um homem e uma mulher, mas sim entre homem e homem, e mulher e mulher. Isto acontece porque quando a amizade é Chegada, existirá uma cumplicidade de alma, de afectos, de atenções, que só deverão existir entre membros do sexo oposto quando estes tiverem propósitos de casamento.

Aproveito o Testemunho, sou agradecida por na minha vida ter provado quão maravilhoso é este Quarteto: YHWH, Yeshua, Noivo, Amiga. Conhecer o Caminho da Vida, ter aceite Yeshua como o Messias profetizado, ter o meu futuro marido como o meu Melhor Amigo, alguém que sendo ainda só amigo, já me mostrava um verdadeiro amor ágape!

Agradeço a YHWH também ter tido uma magnífica Verdadeira-Amiga, que já adormeceu, que era bem mais idosa que eu e que até ao fim fomos "unha com carne" como vulgarmente se diz. Uma grande, grande companhia da qual tenho muitas saudades e em quem tanto pensei enquanto escrevi este Estudo. Sei que a verei e a abraçarei muito em breve de novo.

Esperamos que este Artigo tenha sido útil para vocês, queridas Irmãs e Visitantes! YHWH nos abençoe e sigamos sempre Yeshua!

Uma irmã em Yeshua!
2 Comentários

A Origem do Verdadeiro Sionismo

10/1/2015

5 Comentários

 
Shalom Aleichem!

Nestes últimos tempos, um facto que nos tem deixado bastante intrigados diz respeito à quantidade de pessoas que se posicionam contra Israel, seja por falta de conhecimento, seja pelas suas religiões, seja pelo que o sistema de coisas deste mundo apóstata lhes tem pregado e ensinado, enfim, por qualquer que seja a razão, com ou sem motivo, Israel anda sempre nas bocas do mundo, e quase sempre pelas piores razões.

 
Ainda se fosse apenas entre pessoas que vivem uma vida alheia às coisas do Altíssimo, isso não nos surpreenderia, mas quando isso está bem patente entre cristãos professos e entre pessoas que dizem servir ao Elohim verdadeiro, é no mínimo um escândalo, e um atestado de total desconhecimento dos planos do Eterno para todo o Seu Povo, povo esse que é unicamente Israel, do qual fazem parte naturais e enxertados que abraçaram a fé através de Yeshua.

 
Que Israel foi rejeitado, e que o Altíssimo escolheu outro povo para o substituir, já muitos se aperceberam que é uma falácia promovida pela apostasia que minou a religião, e se traduz numa pura heresia – a chamada teologia da substituição.

 
Assim sendo, compilámos neste artigo, algumas das principais passagens da Bíblia que mostram de onde surgiu o verdadeiro sionismo. Sim, o verdadeiro, não o movimento político-filosófico dos finais do século XIX. Vejamos quais são as profecias presentes e futuras que já começaram a cumprir-se e as que ainda se cumprirão num futuro próximo. Vamos aos trechos das Sagradas Escrituras:

 

Ezequiel 20:33-44 "Vivo eu, diz YHWH Elohim, que com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada, hei-de reinar sobre vós. E vos tirarei dentre os povos, e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada. Porque no meu santo monte, no monte alto de Israel, diz YHWH Elohim, ali me servirá toda a casa de Israel, toda ela naquela terra; ali me deleitarei neles, e ali requererei as vossas ofertas alçadas, e as primícias das vossas oblações, com todas as vossas coisas santas; Com cheiro suave me deleitarei em vós, quando eu vos tirar dentre os povos e vos congregar das terras em que andais espalhados; e serei santificado em vós perante os olhos dos gentios. E sabereis que eu sou YHWH, quando eu vos introduzir na terra de Israel, terra pela qual levantei a minha mão para dá-la a vossos pais. E ali vos lembrareis de vossos caminhos, e de todos os vossos actos com que vos contaminastes, e tereis nojo de vós mesmos, por causa de todas as vossas maldades que tendes cometido. E sabereis que eu sou YHWH, quando eu proceder para convosco por amor do meu nome; não conforme os vossos maus caminhos, nem conforme os vossos actos corruptos, ó casa de Israel, disse YHWH Elohim." 

 

Ezequiel 37:21-28 "Dize-lhes pois: Assim diz YHWH Elohim: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra. E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos. E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Elohim. E meu servo David será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão. E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e David, meu servo, será seu príncipe eternamente. E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Elohim e eles serão o meu povo. E os gentios saberão que eu sou YHWH que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre." 

 

Ezequiel 36:22-36 "Dize portanto à casa de Israel: Assim diz YHWH Elohim: Não é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes. E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou YHWH, diz YHWH Elohim, quando eu for santificado aos seus olhos. E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra. Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Elohim. E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. E multiplicarei o fruto das árvores, e a novidade do campo, para que nunca mais recebais o opróbrio da fome entre os gentios. Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniquidades e das vossas abominações. Não é por amor de vós que eu faço isto, diz YHWH Elohim; notório vos seja; envergonhai-vos, e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel. Assim diz YHWH Elohim: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniquidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados. E a terra assolada será lavrada, em lugar de estar assolada aos olhos de todos os que passavam. E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden: e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas. Então saberão os gentios, que tiverem ficado ao redor de vós, que eu, YHWH, tenho reedificado as cidades destruídas, e plantado o que estava devastado. Eu, YHWH o disse e o farei." 

 

Romanos 11"DIGO, pois: Porventura rejeitou Elohim o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Elohim não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Elohim contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. Como está escrito: Elohim lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje. E David diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição; Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas. Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério; Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles. Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são. E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Elohim não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Elohim: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Elohim para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados. Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. Porque os dons e a vocação de Elohim são sem arrependimento. Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Elohim, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Porque Elohim encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia." 

 
Jeremias 32: 37-42 "Eis que eu os congregarei (o povo de Israel) de todas as terras, para onde os tenho lançado na minha ira, e no meu furor, e na minha grande indignação; e os tornarei a trazer a este lugar, e farei que habitem nele seguramente. E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Elohim; E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coração e com toda a minha alma. Porque assim diz YHWH: Como eu trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim eu trarei sobre ele todo o bem que lhes tenho declarado."


Miqueias 2:12,13, 4:1-8 "Certamente te ajuntarei todo, ó Jacó; certamente congregarei o restante de Israel; pô-los-ei todos juntos, como ovelhas de Bozra; como o rebanho no meio do seu pasto, farão estrondo por causa da multidão dos homens. Subirá diante deles o que abrirá o caminho; eles romperão, e entrarão pela porta, e sairão por ela; e o rei irá adiante deles, e YHWH à testa deles. MAS nos últimos dias acontecerá que o monte da casa de YHWH será estabelecido no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos. E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte de YHWH, e à casa do Elohim de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra de YHWH. E julgará entre muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e converterão as suas espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos Exércitos o disse. Porque todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos em nome de YHWH nosso Elohim, para todo o sempre. Naquele dia, diz YHWH, congregarei a que coxeava, e recolherei a que tinha sido expulsa, e a que eu tinha maltratado. E da que coxeava farei um remanescente, e da que tinha sido arrojada para longe, uma nação poderosa; e YHWH reinará sobre eles no monte Sião, desde agora e para sempre. E a ti, ó torre do rebanho, fortaleza da filha de Sião, a ti virá; sim, a ti virá o primeiro domínio, o reino da filha de Jerusalém.

 
Jeremias 31"NAQUELE tempo, diz YHWH serei o Elohim de todas as famílias de Israel, e elas serão o meu povo. Assim diz YHWH: O povo dos que escaparam da espada achou graça no deserto. Israel mesmo, quando eu o fizer descansar. Há muito que YHWH me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás nas danças dos que se alegram. Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria; os plantadores as plantarão e comerão como coisas comuns. Porque haverá um dia em que gritarão os vigias sobre o monte de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, a YHWH nosso Elohim. Porque assim diz YHWH: Cantai sobre Jacó com alegria, e exultai por causa do chefe das nações; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, YHWH, ao teu povo, o restante de Israel. Eis que os trarei da terra do norte, e os congregarei das extremidades da terra; entre os quais haverá cegos e aleijados, grávidas e as de parto juntamente; em grande congregação voltarão para aqui. Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogénito. Ouvi a palavra de YHWH, ó nações, e anunciai-a nas ilhas longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho. Porque YHWH resgatou a Jacó, e o livrou da mão do que era mais forte do que ele. Assim que virão, e exultarão no alto de Sião, e correrão aos bens de YHWH, ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e aos cordeiros e bezerros; e a sua alma será como um jardim regado, e nunca mais andarão tristes. Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza. E saciarei a alma dos sacerdotes com gordura, e o meu povo se fartará dos meus bens, diz YHWH. Assim diz YHWH: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem. Assim diz YHWH: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz YHWH, pois eles voltarão da terra do inimigo. E há esperança quanto ao teu futuro, diz YHWH, porque teus filhos voltarão para os seus termos. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Elohim de Israel: Ainda dirão esta palavra na terra de Judá, e nas suas cidades, quando eu vos restaurar do seu cativeiro: YHWH te abençoe, ó morada de justiça, ó monte de santidade! E nela habitarão Judá, e todas as suas cidades juntamente; como também os lavradores e os que pastoreiam o rebanho. Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei. Nisto despertei, e olhei, e o meu sono foi doce para mim. Eis que dias vêm, diz YHWH, em que semearei a casa de Israel, e a casa de Judá, com a semente de homens, e com a semente de animais. E será que, como velei sobre eles, para arrancar, e para derrubar, e para transtornar, e para destruir, e para afligir, assim velarei sobre eles, para edificar e para plantar, diz YHWH. Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram. Mas cada um morrerá pela sua iniquidade; de todo o homem que comer as uvas verdes os dentes se embotarão. Eis que dias vêm, diz YHWH, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egipto; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz YHWH. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz YHWH: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Elohim e eles serão o meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei a YHWH; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz YHWH; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Assim diz YHWH, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o Senhor dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz YHWH, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre. Assim disse YHWH: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz YHWH.”

 
Ezequiel 34:11-31"Porque assim diz YHWH Elohim: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão. E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra. Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz YHWH Elohim. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo. E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz YHWH Elohim: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés? E quanto as minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés. Por isso YHWH Elohim assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra. Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora. Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas. E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo David é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. E eu, YHWH, lhes serei por Elohim, e o meu servo David será príncipe no meio delas; eu, YHWH, o disse. E farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques. E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão. E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou YHWH, quando eu quebrar as ataduras do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas. E não servirão mais de rapina aos gentios, as feras da terra nunca mais as devorarão; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante. E lhes levantarei uma plantação de renome, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio dos gentios. Saberão, porém, que eu, YHWH Seu Elohim, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz YHWH Elohim. Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Elohim, diz YHWH Elohim.

 
Esta semana, apenas uma curta reflexão, mas que consideramos de todo pertinente face às várias críticas de que tem sido alvo (para não variar) a Nação de Israel.

Shabbat Shalom e Shavua Tov.



5 Comentários

Pensamentos negativos

6/1/2015

0 Comentários

 
_
Shalom para todas, bem-vindas!

Como Mulher Crente que sou, envio este Estudo para fortalecimento espiritual essencialmente de irmãs na fé ou de outras mulheres que queiram ouvir a Palavra de Deus, embora o estudo também seja para conhecimento de todos os crentes, incluindo homens  (1 Timóteo 2:11-12 ). Agradecemos desde já que os irmãos enviem este estudo a suas conhecidas: esposa, filhas, mães, se acharem por bem.
 
Não vamos neste estudo defender a "teoria da positividade" nem cremos que o Crente é menos espiritual se andar triste numa certa época da sua vida, vamos sim falar de como os pensamentos negativos crónicos podem ferir ou mesmo aniquilar a fé de um crente. Comecemos então por definir o que são "pensamentos negativos".
 
Enquanto ser Positivo é ser optimista, ou seja, é alguém cuja posição é confiante acerca de determinada matéria ou acerca da sua vida em geral, ser negativo ou cronicamente pessimista é alguém que encara tudo pelo lado das piores consequências, alguém que espera de tudo e todos o pior.
 
É certo que também é de desconfiar dos crentes que se dizem sentir sempre contentes, sempre alegres, que afirmam orgulhosamente que são tão espirituais que nunca sentem tristezas na vida. Mas não é destes que vamos hoje falar. Vamos sim falar dos indivíduos permanentemente tristes e negativos, que corroem as suas vidas mas que até querem se livrar deste ciclo vicioso... só que tantas vezes não sabem como...
 
A Bíblia sabiamente afirma que: "Pois como imaginou na sua alma, assim é". Provérbios 23:7
 
E de facto, assim acontece!
 
Existe um defeito grave que é o hábito que muitas mulheres têm de dizer mal de si mesmas. É um defeito a ser combatido. À força de se repetir que não se tem memória, por exemplo, pode-se chegar a perder realmente um pouco dessa faculdade. As palavras têm um enorme poder de sugestão! (Tiago 3:6). Também aquela mulher que proclama "que é uma nulidade em tudo" pode tornar-se mesmo uma nulidade à força de apregoar o seu pseudo complexo de inferioridade.
 
O mesmo se passa com a fé... De tanto insistir que "não sei orar! não sou espiritual o suficiente para orar melhor!...", a crente vai mesmo perder o ânimo de orar ao Pai Celestial e a sua vida vai inevitavelmente ficar em risco espiritual.
 
Esta condescendência para com os defeitos pessoais, muitas vezes imaginários é condenável. Portanto, não diga mal de ninguém a outros, incluindo sobre si própria! Um defeito que se confia a qualquer pessoa, por muito insignificante que seja, tem probabilidades de crescer e se enraizar na própria alma. A pessoa acaba por dar uma imagem desagradável de si mesma, àqueles com quem ela priva, levando-os a olhá-la com certo receio! É assim que vamos dar Testemunho a nossos maridos, noivos ou filhos?
 
O resultado é que pensamentos tristes e negativos enfraquecem o nosso espírito e causam desencorajamento! Provérbios 15:13 Pela dor do coração, o espírito se abate.
 
O problema é que normalmente a "miséria gosta de companhia",e então quem tem muitos pensamentos negativos vai quase sempre disseminá-los (espalhá-los), causando desordem e aflição em quem está à volta. Lucas 6:45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal. Pois da abundância do coração fala a boca.
 
A ciência e a medicina têm alertado que stress demasiado e ansiedade negativa podem trazer consequências más para a nossa saúde e estas se repercutirem na nossa própria vida! Mas a Bíblia também já o confirma há muito tempo. Romanos 8:6,7 A inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
 
Como mulher crente, me dirijo às queridas irmãs ou simpatizantes que nos lêem. Poderá haver beleza e poder de sedução saudável num rosto sorumbático, preocupado, sempre abatido, deitando olhares de mau presságio a todos os que dela se aproximam? Poderá uma crente dar um grande testemunho se, sem  ter uma forte razão, anda sempre com um rosto marcado com evidentes sinais de desalento? Que alegria pode haver no convívio com uma pessoa cujas opiniões tendem sempre para a descrença?
 
Obviamente que bom senso e orientação têm sempre que predominar, qualquer que seja a índole e o temperamento de cada uma, mas isso nada tem a ver com OPTIMISMO DE UMA SERVA DE YHWH!
 
Jovens e menos jovens, demonstrem por vossas acções que estão aptas a ser boas companheiras, boas co-ajudadoras de vossos maridos ou noivos, servos do Altíssimo! Uma jovem com ideias negras, cheias de pessimismo,  que vê sempre o mal onde ele não existe, acabará por tirar ao noivo ou marido a sua saudável jovialidade e despreocupação em vista de uma vida cheia de confiança!
 
À força de tanto desânimo e palavras cáusticas podemos estar a  criar pessoas rancorosas à nossa volta.

Hebreus 12:15 Tende cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
 
Costuma dizer-se que as pessoas pessimistas não têm culpa de ser assim... Então e a força de vontade, a compreensão, não servem para nada? Com auto-domínio e uma firme resolução, não poderá vencer-se um feitio derrotista, aprendendo a ver a vida por novos prismas e ângulos? Tudo ou quase tudo, se consegue por força de vontade. YHWH deu-nos o livre arbitirio, para exactamente com a Sua Palavra sabermos orientar a nossa vida e os nossos pensamentos!
 
É certo que aqueles que sofrem desde crianças, ficam inevitavelmente com tendência para a tristeza, não devemos julgar ninguém pois não conhecemos os meandros das suas vidas. Tal como Não se pode obrigar alguém a ser Alegre naturalmente, a ser confiante em Deus! Mas a verdade é que o desânimo é sempre prejudicial. Há que combatê-lo com todas as forças ainda que o trabalho seja duro e a luta forte! Em Portugal, é normal dizer-se "O riso, é preciso como o pão!". Com um coração confiante, vencem-se períodos agudos, resiste-se a crises violentas!
 
O trabalho, seja de que género for, distrai, cria o hábito duma ocupação continuada. E se for trabalho em casa, melhor ainda, pois é um ambiente seguro onde cada Mulher é rainha.
 
Não nos envaidecermos é uma virtude a preservar, mas devemos dar graças a Deus pelos dons com que Ele nos brindou. Uma excessiva modéstia pode constituir um obstáculo às nossas mais honestas pretensões.
 
Mas então COMO fazer na prática, seguindo o melhor Manual que existe, que é a Santa Palavra de YHWH, o nosso Pai?
 
1 - NÃO ALIMENTAR FILMES IMAGINÁRIOS QUE SURJAM DE REPENTE NA SUA CABEÇA, ou cenários fictícios que a façam acreditar em suspeitas acerca de Outros. 1 Coríntios 13:5 [O amor] não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal.
 

De que forma vamos conseguir isso? Pedindo com vontade a YHWH que santifique o nosso coração e renove a nossa mente para só termos pensamentos provenientes d'Ele (bons e positivos).
 
Salmo 51:2,7,10 Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. … 7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. …10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito recto.
 

Romanos 12:2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
 
2 - RELEMBRE SEMPRE QUE É sATANÁS (sim, escrito com "s" minúsculo) QUEM ESTÁ POR DETRÁS DOS SEUS MAUS PENSAMENTOS.
 
Então se você puser um ponto final na sua negatividade, ele não terá forças para a vencer.  Tiago 4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
 
2 Coríntios 2:10b,11 Para que não sejamos vencidos por Satanás. 11 Pois não ignoramos os seus ardis.
 

3 - QUANDO SE SENTIR MAIS ANSIOSA OU NERVOSA, OU DESALENTADA, BUSQUE A PALAVRA DE DEUS QUE SEMPRE SE CUMPRIU E CUMPRIRÁ!

 
Salmo 27:13 Creio que ainda verei a bondade do Senhor na terra dos viventes.
 
Salmo 119:148 Os meus olhos permanecem abertos através das vigílias da noite, para que eu medite nas Tuas promessas.
 
Salmo 119:162 Alegro-me nas Tuas promessas, como aquele que acha grande despojo.


Jeremias 29:11 Pois Eu [YHWH] sei os planos que tenho para vós, dizYHWH; planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro.

 
4 - APEGUE-SE AO PAI CELESTIAL!

Se os seus pensamentos negativos têm uma causa que você não consegue controlar, entregue-se a Deus, converse com Ele, exponha a sua dor, Ele tem capacidade de transformar aquilo que lhe está a pesar na alma e lhe dá insegurança. Talvez lhe traga uma nova amizade (muita da negatividade existente se deve a solidão), talvez se você é solteira lhe traga esse fantástico Marido que você sempre sonhou, talvez lhe traga um novo trabalho, um novo projecto de vida.. só Ele sabe aquilo que lhe faz sentir Bem!
 
Salmo 94:19 Multiplicando-se dentro em mim os meus cuidados, as Tuas consolações alegraram a minha alma.
 
1 Crônicas 28:9 E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-O com um coração íntegro e alma voluntária, pois YHWH esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se O buscares, será achado de ti. …
 
5 - AJA POSITIVAMENTE, com fé!

É um bom testemunho, é uma declaração da sua fé, agrada a Deus e faz milagres! Dê o passo que tenha de dar para melhorar a vida. Não importa que os outros a critiquem, não se importe com as recomendações "bem intencionadas" de amigos que gostam de comentar tudo sobre a sua vida, mas que muitas vezes não conhecem metade dos seus problemas. Não ande, por favor, a contar todas as suas preocupações a toda a gente... Fale com YHWH e com o seu Marido, abra o seu coração com eles. Dê sim, com a ajuda de ambos, o passo que você sabe que tem que dar, e ambos te ajudarão com certeza.
 
Mateus 9:20-22 Certa mulher, que havia doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegou por detrás dEle e tocou a orla do Seu manto. 21 Ela dizia consigo: Se eu tão somente tocar o Seu manto, ficarei sã. 22 Jesus, voltando-Se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo filha, a tua fé te salvou. E desde aquele momento a mulher ficou sã.
 
Neste caso, o gesto dela foi "pequeno" e "fácil", apenas tocar na orla do manto. É. Fácil para nós, talvez difícil para ela. Mas fê-lo. E foi curada!
 
Marcos 10:47-52 Ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 48 Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 49 Jesus parou, e disse: Chamai-o. Chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo! Levanta-te! Ele te chama. 50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. 51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que te faça? O cego lhe respondeu: Rabi, eu quero ver. 52 Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. Imediatamente ele tornou a ver, e seguia a Jesus pelo caminho.
 
Faça como ele! Diga a YHWH exactamente o que você quer (desde que seja bíblico!). Levante-se de um salto em oração.
 
Recorde: Filipenses 4:13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
 

6 - SEJA UMA PESSOA AMIGA
 
Provérbios 27:17 Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem ao seu amigo.
 
Gálatas 4:18 É bom ser zeloso, mas sempre do bem.
 
Gálatas 6:2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei do Messias.

 
Querida Irmã, seja luz! (Mt 5:14). Encha de amizade o ambiente onde se encontra, alivie as almas com o seu sorriso, boa aparência, boas palavras, sincera ajuda e se necessário, corrija quem tenha de corrigir mas sempre com um toque de bondade.
 
A bondade risonha extingue a neurastenia, insufla confiança na vida e em YHWH, anima a construir projectos e ideais! Com Fé em Yeshua (seguindo a Lei de YHWH), pise a terra com plenos pés, com segurança, certa que o nosso indomável Pai tudo pode para remover o impossível! A boa disposição, o encanto feminino, a alegria são as armas maravilhosas da Mulher!
 
Proverbios 22:1 - O que ama a pureza do coração, e que tem graça nos seus lábios, terá por seu amigo o rei.
 
A Paz de YHWH permaneça com vocês.

0 Comentários

Mateus 5:14a "Vós Sois a Luz do Mundo"

26/7/2013

0 Comentários

 
"Vós sois a luz do mundo", porque o mundo está apagado. O mundo vive em trevas. Ora, um local que tenha luz, não precisa de mais luz. Por isso mesmo, num mundo de trevas que vive na escuridão, é necessário que haja luz. Enquanto o mundo estiver apagado "vós sois a luz para o mundo."

Nós somos uma pequena luz no mundo, porque poucos são aqueles que abraçam a verdadeira fé.

Apenas uma pessoa que atenta para a instrução do Eterno, adquire substância para poder ser uma pequena luz no mundo. Se ela diz que ama o Eterno mas não dá ouvidos à sua instrução, ela torna-se fútil, e não mais é luz no mundo.

A nossa disposição em servir ao Eterno, submetendo-nos à sua instrução, transformar-nos-á num mecanismo vivo que dará uma porção de luz ao mundo.

Se uma pessoa despreza a Torá não pode ser seguidora do Messias, nem serva do Eterno.

Num mundo de escuridão a maioria nunca estará certa. A maioria somente estará certa, quando o mundo for um mundo de luz. Mas num mundo de escuridão a maioria sempre estará errada.

Contudo haverá sempre uma minoria que conseguirá captar a luz divina. Sempre foi assim em toda a história da vida humana.

E essa minoria que é capaz de captar essa luz divina como é que é considerada aos olhos da maioria?

Radical; errada; chamada de apóstata pelos apóstatas, de herége pelos heréges; de desviada pelos desviados; etc. E porquê?

Porque conseguiu ver aquilo que não conseguiram ver aqueles que estão aprisionados pelos dogmas de uma religião que não foi estabelecida pelo Eterno.

Por isso, tal como Yeshua ensinou, não devemos colocar uma luz acesa debaixo de uma mesa escondida. Deve sim ser colocada em cima da mesa, para que todos a vejam.

Por isso é da responsabilidade de cada um de nós, anunciar que só através do Messias poderemos chegar ao Eterno. E que o Messias pagou um alto preço para nos resgatar do pecado, não pagou esse alto preço, para que permanecêssemos nele (no pecado).

Ora, o pecado é a transgressão da Torá, e por isso, devemos viver segundo a Torá (instrução) do Eterno, para que possamos ser um reflexo da luz que o Eterno emana, para aqueles que ainda vivem em trevas.

O Eterno é UM, Yeshua é o Messias, e a Torá o padrão de conduta para o qual todo o homem deve atentar. Esse padrão de conduta, é o caminho de santificação sem o qual ninguém verá o Senhor.  (Hebreus 12:14).

Shalom.
0 Comentários

Coerência da Simplicidade da fé

12/7/2013

0 Comentários

 
Nós tivemos o privilégio de nascer e crescer num lar já dentro da Fé (João 17:3 e Mat. 5:17-18), a qual hoje postulamos e proclamamos no nosso site. Graças ao Eterno que optámos na nossa idade adulta em dar continuidade e aprofundar essa mesma Fé, pela aceitação plena e em consciência através do batismo, aquilo que aos olhos de outros parece estranho, para nós são vivências dos princípios e que seresumem em coisas e práticas perfeitamente normais.

Assim, por exemplo, evitar jantaradas com amigos e/ou colegas de trabalho numa mariscada daquelas de “caixão à cova”, ou qualquer atividade lúdica numa 6ªfeira à noite, ou mesmo uma coisa tão inofensiva como os nosso filhos participarem na festinha da escola, em que a filha faça de “anjinho” ou “Maria”, ou o filho de outro personagem qualquer inerente ao “teatrinho” do Natal; aos nossos olhos é perfeitamente normal não participarmos em tais actividades, mas aos olhos da maioria das pessoas, colegas, amigos e até mesmo familiares, somos vistos como “bicho-raro”, anti-sociais e/ou mesmo fanáticos, mas para quem foi criado dentro desta forma de Fé, é perfeitamente simples e coerente abstermo-nos de tais práticas.

Normalmente o que se verifica em termos gerais, até mesmo na nossa comunidade de crentes, é que a Fé não se deve levar ao extremo; não se deve misturar assuntos de fé com o viver do dia-a-dia. Em tudo devemos ser moderados e coerentes, nada de extremismos. Perfeitamente de acordo, desde que esses assuntos não colidam com as Leis ou coisas d'Aquele que nos criou.

Sabemos que este espaço é público, mas não temos a capacidade de abranger todo o conhecimento e/ou entendimento, mas segundo o que nos ensinaram e com o que fomos adicionando de acordo com a base doutrinal exposta nas Escrituras acima, agradecemos a YHWH por podermos expressar o nosso Testemunho, sempre com a mente no alvo da simplicidade e coerência doutrinal.

Hoje, só se sabe em parte (1ª Cor:8:2 e 13:9-10) , mas quando o nosso Mestre Yeshua vier outra vez para restaurar todas as coisas, queira YHWH que tenhamos oportunidade de apenas nos ajustarmos a essa restauração e não sermos incluídos naqueles que são mencionados em Mateus 7:22-23.

Assim sem querermos ser sábios aos nossos próprios olhos, nem arrogantes em termos de estarmos certos e os outros errados, e pelo facto de ao apontar o dedo a quem quer que seja, normalmente temos sempre o resto dos dedos apontados para nós próprios, apenas pretendemos fazer jus às “primeiras letras” que nos ensinaram (João 5:39), tendo assim atenção não para o que nos é exterior, para o mundo, mas sim para aquilo que nos é próprio, o manual de Instruções do Criador (Salmo 119:160 e João 17:17).

Hoje, um de nós tem quase meio século, mas continua a ser o mesmo menino de sempre, e é sempre com muito carinho que frequentemente se lembra duma frase do “avô” ou “pai” espiritual, de todos nós, (metaforicamente falando e dependendo da idade de cada um), que quando nos alertava sobre o mundo, ou das subtilezas do adversário, e dizia no meio de uma Escola ou Culto de Sábado - “Agarrem-se a Cristo, agarrem-se a Cristo”.

E é exactamente esse o nosso lema, tentar de toda a maneira possível, com todas as nossas forças e entendimento não nos afastarmos da forma como Yeshua praticou as palavras do seu Pai, e nosso Pai, do seu Elohim (Deus) e nosso Elohim (Deus) (Mateus 22:36-38 – João 20:17 – 1ª João 2:2-6).

Os irmãos que me ajudaram a crescer e deram-me a conhecer a Palavra de YHWH, deixam-me muito orgulhoso em termos da identificação de quem é o Pai, e de quem é o Filho.

Hoje há enormes plataformas de conhecimento, a net é de facto uma ferramenta extraordinária, apesar de estarmos no meio de uma grande crise económica mundial, temos muito mais oportunidade de usufruirmos de um estilo de vida e de conhecimento que era impensável nas décadas de 60, 70 ou mesmo 80 do seculo passado. As coisas não estavam á mercê de um “click”, e os materiais que tínhamos acesso de análise doutrinal, baseavam-se numa versão de João Ferreira de Almeida (JFA) da Sociedade Bíblica (de confissão protestante) ou as versões católicas do padre Matos Soares ou dos Capuchinhos. O universo era muito reduzido, e só muito mais tarde começaram a aparecer algumas Concordâncias e ou Enciclopédias Bíblicas, mas lá está, de proveniência Evangélica, sempre Trinitárias por base.

Mas o certo é que mesmo com versões Bíblicas, sem grandes anotações, e com enfâse trinitária, em textos como 1ª João 5:7-8 e ou Mateus 28:18-19, conseguiram manter-se firmes na Fé, quer na defesa da Lei, Sábado, distinção de alimentação imunda ou não "kosher", entre outras doutrinas, quer na defesa do Filho não ser Co-Eterno com o Pai, mas sim uma criação Deste (Coloss 1:15).

Hoje existem uma serie de “iluminados” que se dizem pioneiros na luta contra a babilónia espiritual, e grandes defensores da Torah, mas são grupos e/ou congregações de formação recente, ou com uma ou duas décadas de existência, ou mesmo oriundos de outros grupos da cristandade trinitária. Sem qualquer tipo de autoafirmação, o que hoje vemos alguns pregarem como “novidade ou revelação” para nós é só mais um Testemunho do que já conhecíamos e que sempre ouvimos (Romanos 10:17).

No entanto a par dos meus “heróis” de fé, o que realmente me espanta e admira, são aqueles que têm a coragem de sair do “mundo” e abraçar uma fé que milita contra o nosso próprio “eu” (Gálatas 5:17). Se para nós por vezes é difícil manter o afastamento saudável desse “mundo”, mesmo já estando habituados (por vezes é exactamente isso - porque se tornou um hábito,) quanto não será então mais difícil e doloroso para um adulto sair do “mundo”, lutar contra ideias, práticas e/ou gostos gastronómicos que sempre fizeram desse ou dessa, a pessoa que é. Bem aja a quem consegue fazer jus a Mateus 19:29 ou Coloss 2:20 “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo,…”.

Todos somos diferentes, e ainda bem, mas todos devemos trabalhar para a Unidade da Fé (Efésios 4:3 e 13) e cada qual com o Dom com que fomos agraciados (1ª Cor 7:7).

Hoje o meu/nosso entendimento sobre determinados assuntos, doutrinas, ou formas de ver cada passagem é diferente, de há alguns anos a esta parte, por vezes o entendimento ao ler um texto com 20 anos, é diferente de lê-lo com 40, não por o texto dizer algo diferente, mas porque nós é que estamos diferentes, e nem sempre para melhor, depende da perspectiva

Sentimos que estamos neste preciso momento a ver, a acontecer, e a viver momentos proféticos, hoje ao ler passagens e ou capítulos de certos temas para os últimos dias, já não é para um futuro distante, é para agora, estamos mesmo em cima do seu cumprimento literal, como de Ezequiel 37 e ou de Romanos 11.

No entanto pela experiência que tive com esses saudosos irmãos há um tema que me preocupa de forma muito vincada. Existem “n” de porções no texto do chamado “Velho Testamento” que não são utilizados e/ou estudados a par do chamado “Novo Testamento”, existindo mesmo uma separação de enfase, e senso assim há “n” de doutrinas que nunca foram equacionadas como fazendo parte da prática de como o nosso Mestre andou.

Na sequência do exposto acima gostaria de analisar mais particularmente um capítulo de Êxodo, o capítulo 23 sem ideias pré-concebidas, mas sendo o texto Bíblico um todo, a Bíblia explica-se a ela própria.

Êxodo 23 casa muito bem com Mateus 5:16-17 ou com grande parte do Sermão da Montanha. No entanto parece-me que grande parte das Igrejas que observam o Sábado só utilizam algumas partes de Êxodo em termos de Lei, como o capitulo 20 (por causa dos 10 Mandamentos em termos estáticos) mas a lei é dinâmica.

Sobre o Sábado para contrapor a posição das outras igrejas em relação à guarda desse dia indicam sempre o capitulo 16, e para falar da Páscoa utiliza-se o 12, mas por norma não são utilizados os capítulos que explicam ou desenvolvem o conceito das “10 Palavras” de Êxodo 20, ou seja a explanação e o significado dos “10 Mandamentos” explicados nos seus diversos contextos para o dia-a-dia do crente, como se vê pela explanação entre os capítulos 20 a 24 do segundo livro do Pentateuco.

Outro exemplo, relativamente a Levítico, praticamente incidem só no cap. 11 assim como no cap. 14 de Deuteronómio, para a questão dos alimentos imundos ou incidem muito na passagem de Deut.22:5, para explicar uma doutrina particular interpretada como sendo a verdade sobre costumes.

Proclamamos neste site que não há “Velho” nem “Novo” Testamento, há Concertos ou Alianças. Um novo Concerto não substitui o precedente, mas amplia-o. Como o caso de Abraão em relação a Noé.

Outra questão; para nós não há igreja primitiva, mas sim Apostólica, parece que nada disto é importante mas lembramos que a Bíblia é a Palavra do Eterno, mas a maneira como está ordenada ou traduzida já passa pela mão do homem.

A enfâse do mundo, é que o “Novo” substituí o “Velho”, e o primitivo é elementar e é anulado pelas directivas da “igreja” de Constantino ou pela enfâse da Reforma que diz que estamos na era da “Graça” e não da “Lei”.
Estas são as divisões humanas. Ou que há uma Lei de YHWH, outra de Moisés ou cerimonial e outros anulam a Lei de YHWH pela lei Oral, como hoje se passa em grande parte do “Judaísmo ortodoxo”, a “Lei” tantas vezes condenada por Paulo nas suas cartas.

Mas isto é para falar em termos “macro” porque em termos “micro” temos as chamadas igrejas locais com carradas de “leis particulares” conforme o entendimento ou o feitio de cada líder.

A igreja/nós, por vezes lemos as passagens bíblicas, e só damos importância ao que nos interessa, devido a toda uma panóplia de ideias e preconceitos arraigados na nossa mente, e nem vemos que por vezes entramos em contradição.

Em alguns diálogos ao longo do tempo que tenho tido com alguns irmãos, sobre as Festas mencionadas em Lev 23 - Núm 28 e 29 e Deut 16, é recorrente a ideia de que no “Novo Testamento” (NT) não há exemplos, nem passagens evidentes da celebração por parte das festas dos “judeus”. Esta é uma ideia enraizada na mente de muitos irmãos devido à opinião de que as festas fazem parte da lei cerimonial.

Lá está, se entendêssemos o texto como Alianças em vez de Testamentos (divisão humana oriunda do catolicismo e da Reforma) talvez a enfâse da Palavra fosse diferente, e vissem a Bíblia como um TODO, exactamente como foi visto pelo célebre concílio de Jerusalém descrito em Actos 15.

Porque é que neste concilio não falaram no sábado, ou no 1º mandamento ou noutro qualquer; e só mencionaram 4 itens que tinham mais a ver com a herança pagã de imundície, que grassava nos novos convertidos, gentios por sinal. Porquê?

Porque a Fé vem pelo ouvir Romanos 10:17, e eles iriam ter tempo de aprender todo o resto da Palavra de YHWH (o restante das instruções, pois a palavra hebraica Torah, quer dizer instrução, ensino) aos sábados, Actos 15:21., mas estas 4 condições eram o mínimo exigido como os itens de purificação para poderem estarem no convívio com os outros crentes que já conheciam e cumpriam a Palavra, a Lei de YHWH.

Acima referimos que não há NT e nem VT (por causa daquilo que dá jeito à pseudo-cristandade, trinitária e antinomiana), pois para nós o chamado “Novo Testamento” é o Pacto Renovado profetizado por Jeremias em 31:31-33. O próprio Yeshua na célebre passagem de Mateus 5:17-20, diz que tudo está em vigor, porque ele é o mesmo, o seu espírito, a sua palavra não muda - Hebreus 13:8 - O Messias, do NT é o mesmo que entregou a Torah (Lei - instrução) a Moisés (Atos 7:38). E quando a entregou, o que hoje alguns chamam lei cerimonial, Hebreus 9:10, não estava lá, Jeremias 7:22-23.

Quando o Eterno trouxe Israel ao pé do monte Sinai e Lhe deu o Decálogo, permitindo que Moisés declarasse ao povo os Estatutos e Juízos, que o povo não quis ouvir directamente da boca de YHWH (Êxodo 20-24) - Estes Estatutos e Juízos são as ampliações dos 10 Mandamentos, ou seja a explicação parte do geral para o particular, assim como este Dez são a ampliação Dos Dois (Mateus 22:36-40), que por sua vez são a ampliação de UM, que é o amor a YHWH, 1 João 4:8., reflectido na grande oração diária de Deut. 6:4-6, a base de toda a Fé Monoteísta.

O conceito de Lei de YHWH é amplo. Pode parecer confuso mas, precisamente por isso, devemos estabelecer a diferença entre Mandamentos, Juízos, Testemunhos e Estatutos estabelecidos por YHWH, de que tanto nos fala em todo o Salmo 119. O seu conjunto é a Lei eterna.

O Salmo 119 contém todos os conceitos, ora aparecendo o louvor dos Juízos de YHWH, ou dos seus Estatutos, ou dos seus Mandamentos, ou referindo-se simplesmente ao “Caminho”, que sabemos ser Yeshua, o Mashiach.

Que parte cerimonial é que se vê no capítulo 23 de Êxodo? Não está isto de acordo com Jeremias 7:21-28., e as consequências do pecado de Israel de ter abandonado esses mesmos estatutos e juízos, o que leva à aplicação das maldições em vez das bênçãos explicadas em Levítico 26.

YHWH não faz distinção de pessoas, mas procura em todos os povos almas sinceras que O queiram amar e servir. Todos aqueles que tendo-se arrependido da sua vã maneira de viver, abraçaram este Concerto eterno, e se tornaram novas criaturas, procurando um caminho de santificação sem a qual ninguém verá YHWH, são chamados “filhos de Deus”.

Este Concerto eterno veio-nos através de Israel (lembremos que a salvação vem dos judeus – Yeshua era judeu). E israelitas são todos aqueles que abraçam o Concerto eterno através de Yeshua. Estes são a Israel de YHWH, a congregação do deserto (1ª Cor 10:1-4), aquela que é designada como a Esposa do Cordeiro, a Nova Jerusalém. Todos estes tornam-se herdeiros da promessa feita a Abraão (Gálatas 3:29). Lembremo-nos: há um só rebanho e Um só Salvador, Rei de todos.

Em geral os 10 Mandamentos aplicam-se ao comportamento individual, os Estatutos aos assuntos nacionais ou eclesiásticos e os Juízos às decisões emitidas de acordo com os princípios dos 10 Mandamentos e dos Estatutos.

Agora vejamos isto cuidadosamente. Até agora o livro de Êxodo, só mencionou um sacrifício: A Páscoa Exodo 23:18.

A Páscoa foi instituída no Egipto, umas semanas antes do encontro do Sinai. Teve-se que incluir no Pacto do Sinai mas não foi instituída por causa desse Pacto.
Agora lemos em Jeremias 7:22-23 “Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egipto, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem”.

No princípio Deus não ordenou esses sacrifícios. Isto explica porque é que nenhum dos sacrifícios temporais se perpetuou com diferentes símbolos no Novo Testamento. Só se conservou a Páscoa com os símbolos do pão sem levedura (ázimo – Êx.23:18) e o vinho.

Porque é que temos de guardar hoje em dia a Páscoa? Porque esta começou antes do Pacto do Sinai (Êxodo 12). O mesmo se diz em relação ao Sábado (Êxodo 16).

O facto de Yeshua ter substituído o pão e o vinho pela Páscoa e não pelas oferendas levíticas temporais, é a prova de que aquelas oferendas cerimoniais do “Antigo Testamento” não estão hoje em vigor. Paulo explica que os rituais e sacrifícios temporais foram acrescentados mais tarde “por causa das transgressões” (Gálatas 3:19), porque o povo estava a quebrar a Lei Espiritual do Eterno (Romanos 7:12-14) e que haviam de durar até à vinda do Mashiach. Eram um tipo ou sombra do sacrifício de Yeshua e eram para memória do pecado; para ensinar ao povo que necessitava dum Salvador e que apontava para o Cordeiro pascal que pudesse pagar a pena pelas transgressões dos homens (Hebreus 10:3-10).

É de realçar que estes rituais temporais não definem o pecado. Mas eram só uma memória do pecado. Em contrapartida, as Leis Espirituais de YHWH definem-no.

O princípio de oferecer sacrifícios voluntários existiu mesmo antes de Moisés. Abel apresentou ofertas a YHWH (Gen.4:4). Noé e Abraão ratificaram os seus pactos com YHWH através do sangue. No entanto onde não há sangue não há remissão, Hebreus 9:22. Mas no período entre Moisés e Yeshua o costume de apresentar oferendas, reduziu-se a um plano ritualista com regulamentações detalhadas. Porquê?

Porque os filhos de Israel não tinham a promessa do Espírito Santo. Não podiam oferecer-se a si mesmos em obediência espiritual a YHWH (Deut. 29:4), e em vez disto, tinham que cumprir certos lavamentos (por isso nas sinagogas existe as mikve – piscina de “água viva", acumulada da chuva ou de uma fonte, que é usada no ritual de purificação e ablução) e oferecer animais e outras coisas físicas como símbolos da verdadeira adoração espiritual que viria depois (João 4:24).

Era preciso recordares-lhes o sacrifício do futuro Messias e por esta razão o Eterno lhes concedeu rituais físicos simbólicos na “lei de Moisés” “até que viesse a semente” (Gálatas 3:19 – Gen 3:15).

Hoje em dia nós apresentamos ofertas e sacrifícios espirituais. Nós estamos a ser edificados como casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis ao nosso YHWH por intermédio de Yeshua haMaschiach (1ª Pedro 2:5).
Temos que apresentar os nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável ao Pai, é o nosso serviço espiritual (Romanos 12:1)

E o que é que tudo isto tem a ver com as festas. Bom é uma questão de princípio absoluto de YHWH e não em relativismos ou interpretações humanas.

Se as festas no seu todo não são para cumprir, porque tem a ver com os rituais e sacrifícios dos judeus, da lei cerimonial então o que é que fazemos ao dia de Sábado, ou nas passagens que rejeitam esses dias, também é mencionado ao mesmo tempo o Sábado, por exemplo, Oseias 2:11 senão vejamos:

Em Números Capitulo 28 Lemos:

Primeiro - As oferendas queimadas a cada dia do ano, com 2 sacrifícios perpétuos, um pela manhã (09.00) e outro pela tarde (15.00) v4.

Segundo: vs 9-10, as ofertas de manjares queimadas e a libação a cada Sábado.

Terceiro: vs 11-15, os holocaustos das luas novas

Quarto: a partir do v16 em diante até ao fim do capítulo 29, são mencionadas as ofertas dos dias anuais.

Ou seja todo um quotidiano espiritual e de culto, dia - semana – mês – ano, incluí aspectos cerimoniais, tanto no sábado em si como nos outros dias solenes, assim como nos próprios dias semanais.

Agora sabemos que estas ofertas de manjares e libações passadas no fogo, eram típicas, e foram extintas. Mas os sete dias da semana foram abolidos? O Sábado semanal foi abolido? O primeiro dia de cada mês foi abolido? Aos olhos do Eterno não. Então, nem os dias anuais do Eterno foram abolidos, porque todos são um Tempo Santo (Levítico 23:1-2) que YHWH instituiu e foi dado pelo Pai ao homem através do seu Filho, Yeshua, haMaschiah para todo o sempre (Levítico 23:38). Fazem parte da adoração de YHWH conforme a sua instrução, na Torah. E já agora, se foram abolidos porque é que estarão em vigor no Milénio Isaías 66:23 e Zacarias 14:16. Mas no nosso entendimento estão em vigor perpetuamente, desde o momento que foram proclamadas e eternamente (Actos 7:38), pois de Sião sairá a Lei para toda a humanidade, Miqueias 4:2 e Isaías 2:3.

Os sacrifícios eram típicos, e aparecerem com a lei de Moisés (mas não nos esqueçamos que Moisés á semelhança de outros só escreveram segundo o que foi ditado ou inspirado por YHWH), e foram-se com ela. Mas os dias nos quais eles foram realizados não eram típicos, pois não apareceram com a Lei que trata das ordenanças cerimoniais, e não se extinguiram com ela. Os dias vigoram para sempre! E sendo o Sábado um memorial, os dias santos também o são.

Em Ezequiel 20:12 e 20:20, nós na igreja em que fomos criados, utilizávamos estas passagens para provar perante os evangélicos, católicos, etc. que os Sábados são um sinal de YHWH. Mas eu pergunto porque em vez de estar no singular está aqui no plural, se em Isaías quando se refere ao sábado semanal em si, está no singular Isaías 56:2 e 58:13 e 66:23. Será porque Sábados nestes dois textos de Ezequiel 20 é igual a Solenidades ou Festas do Eterno. Levítico 23:2, 23:37.

E aqui já é de grande utilidade o conhecimento actual que nos é facultado na net, e não só, pois faculta-nos “n” de possibilidades em termos de versões e concordâncias bíblicas, ferramentas por excelência para análise de textos controversos ou por omissão ou por deturpações aos manuscritos.

No entanto muito antes de haver Net, tive conhecimento através de uma bíblia de estudo (católica, trinitária como as da Sociedades Biblicas Brasileiras) a Bíblia de Jerusalém, foi lá pela primeira vez que tomei conhecimento da “glosa”, ou do acrescento que o texto de 1ª João 5:7-8 sofreu, não havendo assim necessidade de tentar explicar um texto que de facto não se encontra nos originais, á semelhança da famosa passagem de Mateus 28:18-19, na versão hebraica do Shem Tov. Mas o que é interessante é que esse conhecimento veio através de uma versão católica, e isto para explicar que vale a pena sair um pouco do universo da João Ferreira de Almeida e ver outras traduções que já existem em português e como no meu caso que não domino o inglês, opto pelo universo espanhol. Assim aconselho vivamente a versão Kadosh, traduzida e Editada pelos Judeus Nazarenos.

Levítico 23 faz uma lista das solenidades de YHWH, dos dias especiais para o Eterno, o Sábado é tão solene como os restantes mencionados. E inclusivamente, cada dia tem uma função específica no plano de salvação do homem, cada dia representa um dado momento no plano de YHWH através do Messias.

Biblicamente, também, sabemos que estas solenidades instituídas por YHWH, para além de serem a memória de acontecimentos terrenos, memorial de coisas passadas (Criação, libertação do povo de Israel do Egipto, primeira vinda do Messias, Primícias, etc.), adquirem também significados de natureza espiritual, pois apontam ainda para acontecimentos futuros (sombras das coisas futuras) como, por exemplo, a segunda vinda do Maschiach (Trombetas), salvação e perdão dos pecados (Expiação) o Seu Reino Milenar (Tabernáculos) e a Eternidade (Ultimo Grande Dia), quando O Rei Yeshua entregar o Reino ao Pai, depois de destruir todos os Seus (e nossos) inimigos.

Um aspecto importante determinado por YHWH é que estas solenidades deviam ser celebradas por todo o Israel (e nós somos parte dessa Israel de YHWH – Romanos 11 – Galatas 3:29), sendo alguns dos dias associados às solenidades, dias de “santa convocação”, tendo ainda o carácter de “estatuto perpétuo”, tal como Ele determinou.

Agora vejamos um versículo muito interessante em Exodo 23:14.

“Três vezes ao ano me celebrareis festa”

Do vs. 15 ao 19 vem a explicação dessas três festas. Em Deuteronómio 16:16 é acrescentado mais ênfase, mas diz exactamente a mesma coisa, 3 festas de peregrinação. Onde o Pentecostes a par das outras duas, Asmos e Tabernáculos é mencionado no mesmo verso, e no caso de Êxodo, na mesma frase.

Em Atos 2:1, a Igreja Apostólica guardava o dia de Pentecostes, o qual ainda era um dos Dias Santos de YHWH. Se os dias Santos tivessem sido cravados na cruz, o dia de Pentecostes, seria apenas mais um dia de trabalho comum.

Se a Igreja Apostólica não tivesse reunido naquele grande Dia de Sábado ou Santo, ou de Solenidade, os crentes não teriam recebido o dom do Espírito de YHWH. Eles não teriam estados juntos e unânimes na Fé. E neste dia específico estavam a comemorar a entrega da Lei, Torah no Sinai, o pão que alimenta o crente para além de ser o culminar da contagem das sete semanas após a primeira oferta das Primícias na semana dos Asmos. Por outro lado nesse dia desceu do céu outro elemento essencial que nos capacita a compreender as Escrituras, que foi o Espírito Santo sobre aqueles que crêem, João 14:16 e 26.

Aproximadamente 14 anos mais tarde, no ano de 44 d.C., durante os Dias de Pães Asmos, Herodes matou o Apóstolo Tiago (Actos 12:1-2). Note-se que os Dias de Pães Asmos ainda existiam (onde noutras partes da Bíblia engloba-se estes dias dentro do período da Páscoa, 8 dias, um do sacrifício [páscoa] e 7 de asmos). A razão pela qual eles são mencionados é para dar conhecimento ao leitor da época do ano em que um dos seus Apóstolos foi assassinado.

Lucas o autor do livro, escreveu especificamente para o seu “benfeitor”, Teófilo (Actos 1:1) e por extensão a todos os crentes. Teófilo também era considerado grego, sendo assim o livro foi escrito para judeus que aceitaram o Messias como também para gregos enxertados no povo de ISRAEL (Romanos 11:17)

Agora se os crentes gregos nada soubessem acerca dos Dias Santos, teria sido inútil para Lucas mencionar que este acontecimento tinha acontecido durante a Festa. A verdade, como se vê, é que tanto os gentios como os judeus observavam esses dias.

Agora vejamos, Lucas a escrever para um gentio, 30 anos após a “cruz” e usando um Dia Santo “judeu” para descrever uma época do ano! Isto seria muito estranho para Teófilo, assim como para nós hoje em dia.
Outro exemplo, talvez mais esclarecedor, Paulo inaugurou a igreja de Coríntio, como se lê em Actos 18. Por volta do ano 55 d.C., ele escreveu uma carta, conhecida como 1ª Carta aos Coríntios. Esta igreja era composta de gentios e de judeus convertidos. A igreja estava com sérios problemas, sobre os quais Paulo fala na carta.

Um dos problemas era o comportamento imoral de um homem. A igreja tinha conhecimento disso e tolerava o pecado dele.

O capítulo 5 explica a questão. O homem foi “desligado”. E a igreja admoestada severamente por causa da atitude passiva. No vs. 3 é dito especificamente o que eles deveriam fazer acerca do “fermento” espiritual:

1ª Cor: 5:6-8 – “ Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade”.

O fermento tipifica o pecado. Misturando-se o fermento num pouco de massa leveda toda a massa. Da mesma maneira, o pecado, se permitido contaminaria toda a congregação.

Os setes Dias de Pães Asmos marcam a época em que todos produtos levedados têm que ser removidos das casas de cada um. Esta remoção física lembra-nos as implicações e processos espirituais do pecado.
Não é só o fermento que atinge toda a massa, mas faz inchá-la toda, tornando o pão mais crescido e mais leve na sua composição. Isto é comparado ao pecado que faz inchar a pessoa ou grupo de pessoas que por ele são afectadas.

À igreja é aconselhável a expulsar esse fermento (pecado) “como estais sem fermento” (vs 7). Como indicam as passagens, Paulo não está a dizer que os coríntios estavam espiritualmente limpos, pois os vs. indicam exactamente o oposto. Como então poderiam eles estarem “sem fermento”? Eles estavam sem fermento fisicamente, Porque eram os Dias dos Pães Asmos. Os coríntios (gentios e judeus convertidos) tinham colocado o fermento fora das suas casas e não comeram nada levedado.

Portanto, eles estavam fisicamente sem fermento e agora necessitavam também ficar sem ele de forma espiritual.

Continuando, Paulo declara que Cristo é a nossa Páscoa. Cristo era o Cordeiro que fora morto: a sua morte é comemorada todos os anos, na observância da “santa ceia”.

No entanto, não só estavam os coríntios sem fermento físico durante a Festa dos Pães Asmos como eles também observavam a festa, como ordenava Paulo, ao dizer “façamos a festa” vs 8.

Esta ordem destina-se a toda a igreja, tanto para judeus como para gentios, para que se observe a Festa. Se esta festa tivesse sido cravada na cruz 25 anos antes, ou se os crentes estivessem sobre maldição porque a guardavam, Paulo não teria escrito estas palavras.

Alguns capítulos à frente Paulo volta referir-se aos festivais de Deus. Capitulo 11:17-34., ele explica com detalhe, de como devemos celebrar a Páscoa no Novo Testamento.

Mas o que se entende face a Colos 2:16: À luz do contexto, essa escritura, em vez de provar que os Dias Santos de Deus foram “revogados”, prova exactamente o contrário, provam que uma igreja “gentia” (em Colossos) observava realmente os Dias Santos de Deus, incluído o próprio sábado semanal, e se este permanece, porque razão se anula os outros dias? Não fazem todos parte da mesma frase, à semelhança de Êxodo 23:14.

Em Colossenses 1:18 lemos que o Maschiach é a Cabeça daquele Corpo, o qual é a Igreja. Como Cabeça e através da sua Igreja, Yeshua julgará estas coisas. Ninguém mais tem autoridade para o fazer, especialmente quem não pertence à Igreja.

Os problemas relacionados com a comida e bebida, bem como com o relacionamento dos membros da Igreja, não podem ser julgados por estranhos, quando se tratam, primeiro, de um Dia Santo; segundo, de lua nova e terceiro, do Sábado. Em outras palavras, o que as pessoas comem e bebem nestes dias, e o que é feito não é para ser julgado pelos de fora, mas pela Igreja e a sua Cabeça, Yeshua, haMaschiah (o Ungido).
Estes representam uma sombra de certos aspectos do Plano de YHWH para a Salvação. O povo de YHWH entende com mais clareza esse plano quando, física e espiritualmente executa, os tempos determinados por YHWH em cada temporada específica, e elas são tipificadas em três colheitas, nas três festas de peregrinação de Deut 16:16.

O facto de Paulo ter que escrever aos crentes gentios sobre este assunto, mostra que algumas pessoas estavam julgando os colossenses sobre o que deviam ou não comer e beber, ou o que eles estavam fazendo, como parte de suas observâncias naqueles dias.

Antes de se tornarem convertidos, aquelas pessoas não observavam os dias Santos ou Kadoshim de YHWH, mas os dias ou tempos pagãos. Ao começarem a guardar os dias Santos do Eterno, foram condenados pelos falsos mestre religiosos (agnósticos e ascéticos – hoje temos os vegetarianos e os que dizem que beber vinho ou comer carne é pecado) pela maneira como elas observavam e pelo que faziam naqueles dias. Seguindo o exemplo de Yeshua, Paulo e os outros ministros verdadeiros mostraram-lhes, não somente pelos seus exemplos pessoais, mas pelas Escrituras (que nesse tempo, eram a Lei, os Profetas e os Salmos, ou seja o Velho Testamento (VT) de hoje em dia), como e quando eles deveriam observar os Dias Santos e o Sábado semanal.

Quando vemos passagens por ex. Actos 17:11 ou de 2 Timóteo 3:16, estamos a falar das Escrituras ou o cânone compilado á época, o chamado NT ainda não estava escrito, assim para nós é difícil sustentar que a maior parte do chamado VT é só para os Judeus, ou seja é dejectável ou que foi cravado na cruz.

Sabemos que, de onde aprendemos a caminhar, não postulam estas ideias mas em termos de Lei, fazem divisões que YHWH não sancionou, logo é como um pouco de fermento que lêveda toda a massa, ao dizermos que existe uma Lei para os Judeus e outra para os Cristãos, quando é o próprio YHWH que diz que apenas há Um YHWH, Deuteronómio 6:4-5:, Um Mediador - 1 Timóteo 2:5 (João 17:3) – Uma Lei Romanos 3:31 e 7:12 –  Uma FÉ Gálatas 3:7-8, e 16.

Gálatas 3:20-29 “Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes baptizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

Logo pelo acima exposto também há um Só Povo. Portanto mais uma vez tiro o meu chapéu aos Bereanos, Actos 17:11.

Deus é amor (1ª João 4:8). Os Dias santos simbolizam “as Solenidades de YHWH” (Lev. 23:2, 4). Por extensão poder-se-ia dizer que os Dias Santos de YHWH são as Festas de Amor. Elas são as únicas Festas dadas por YHWH, porque são uma expressão de amor – do amor de YHWH – que Ele deu a Israel á sua congregação Espiritual e Física. Elas são uma bênção e um deleite para o povo de YHWH.

Todas estas festas de amor eram observadas pela Igreja Apostólica. Com o tempo, alguns homens religiosos e impiedosos (Judas 4) entraram na Igreja e “saíram” mais tarde (1ª João 2:19). Ao que parece, continuaram nas crenças que levaram consigo, as quais, após certo período, deturparam. Com o passar do tempo, até essa mesmas festas de amor foram abandonadas. Provavelmente eram festas “judaicas” demais para o gosto de uma igreja que mais tarde foi identificada em Apocalipse 17.

Nos dias de Judas, os homens impios que entraram na Igreja tornaram-se em manchas ou desonras nos Festivais de Deus que a Igreja celebrava. Esta questão também é mencionada em (2ª Pedro 2:13), o que mostra, mais uma vez, que o povo de Deus estava ainda observando as Festas em sua Igreja.

Nos 4 evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João – encontra-se referências, ou instruções sobre os Dias Santos de YHWH ou destas festas. Também em Actos, 1 Coríntios, Colossenses, 2 Pedro e Judas. O livro de Gálatas não se incluí entre eles, uma vez que só menciona os dias de festa pagãos.

Em Zacarias 14:19, há uma profecia que diz que até os gentios, durante o Milénio, ou observarão as Festas do Eterno ou serão punidos por YHWH se não as observarem.

As Festas foram ordenadas para sempre, segundo Levítico 23:41 e outras Escrituras, logo está de acordo com Hebreus 13:8, não há variação de discurso.

Agora vamos ver com pormenor as duas passagens similares Exodo 23:14 e Deut.16:16

Deuteronómio 16:16 “Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante YHWH teu Deus, no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante YHWH”.

Parece-me que estão lá 3 períodos ou temporadas (festas de peregrinação) e não apenas o Pentecostes. Então em que é que ficamos:

O Pentecostes é para os “Cristãos”, mas os Asmos não, então porque é que tomamos a ceia com asmos (Ex.23:18), e o que fazemos a passagens como João 7:37-39 e Zacarias 14:8-9, que apontam para o período dos Tabernáculos em que Yeshua com os seus eleitos iniciam o governo de justiça na terra no início do Milénio.

Agora também temos autoridade para ler e cumprir só uma parte, e fechar os olhos às outras duas festas? Com que autoridade o fazemos? Apocalipse 22:18-20.

Se temos como bandeira Apoc. 12:17 e 14:12. Porque é que não ligamos a Isaias 8:20 e ao que está para acontecer no segundo grande êxodo profetizado pelo grande profeta messiânico em Isaías 66:18-23. E se nesta passagem à indicação expressa aos sábados e luas novas, porque é que só olhamos para o “sábado” em Coloss 2:16 e anulamos as festas e as luas.

Dá jeito cumprir um dia e rejeitar os outros, porque a Igreja não se lembrou de estudar as partes da Palavra de YHWH que fala nas Festas, ou por uma questão de orgulho espiritual, pois se admitissem essa lacuna pensariam que são menos capazes, 2ª Timoteo 3:16.

Paulo diz que é imitador de Yeshua, (1ª Coríntios 11:1 - Actos 28:23), ou como em 1ª João 2:6., andar como ele andou, e seguir os passos de Yeshua 1 Pedro 2:21.

Sendo assim, se Paulo foi imitador de Yeshua, e tudo o que pregou foi a sua revelação, então o que ele diz em 1ª Coríntios 5:7-8., deve também ser uma imitação ou uma revelação de Yeshua, ou outro exemplo, como na festa dos Tabernáculos que dura 7 dias, mais a do Ultimo Grande Dia, que é o culminar de todo o Plano de Salvação.

O capítulo 7 de João explica vários momentos desse Festival profético e das posições tomadas por Yeshua (ver vers. 10-13 e 14-15). No entanto os vers. 37-39 relatam praticamente o cumprimento profético de quem está reunido no Milénio para ajudar O Ungido a restaurar todas as coisas, Apo. 5:9-10.

Dizer que só a Pascoa/ceia, e o Pentecostes é que foram espiritualizados por Yeshua nas Escrituras Apostólicas, é negar a evidência ou a ponte que Yeshua estabelece nas suas duas Vindas, entre Zacarias 14:7-8 com João 37-39.

Shalom

Salmo 133:1
0 Comentários

Os Cristãos continuam a ser "gentios" na "Nova Aliança"?

7/6/2013

0 Comentários

 
A maioria das ramificações cristãs, acredita e defende que o “Antigo” pacto/aliança é de facto para os “judeus”, mas que o “Novo” pacto/aliança é exclusivamente para os “gentios”.

Relativamente à “Nova” aliança, podemos ler sobre ela em Jeremias 31:31 que nos diz:

“Eis que dias vêm, diz YHWH, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.”

Nota: Como podemos ler neste texto de Jeremias, a Nova Aliança não era para as pessoas das nações (os gentios) para sim para as tribos de Israel do Reino do Norte (Casa de Israel/Efraim) e para as tribos de Israel do Reino do Sul (Casa de Judá).

Esta “Nova” aliança seria gravada nos nossos corações, e seria diferente daquela que foi feita no Monte Sinai, e também seria dada como remissão dos nossos pecados (Jeremias 31:32-34). YHWH também diz nos vs. 31:35-40 que nós seríamos uma nação diante dEle para sempre.

O livro de Hebreus confirma estas mesmas coisas em Hebreus 8:8-13, e mostra-nos também que esta Lei (que é escrita nos nossos corações) é uma renovação da que estava relacionada com o Templo e os seus sacrifícios os quais são agora substituídos pelo sacrifício de Yeshua.

Nota: isto não é relativo a uma “lei” para os Judeus, e outra para o povo das Nações (os gentios), mas é sim respeitante ao Novo Concerto/Nova Aliança dada ao nosso povo (Israel), pelo perdão das transgressões da Torá (pecados) que ocorreram no passado (Romanos 3:25); perdão esse, que é efectivado através do sangue e da morte expiatória de Yeshua no lugar do sangue e do sacrifício de animais.

Mas devido ao Novo concerto não estar mais dependente da figura central do Templo físico, tanto a Torá como a oportunidade de ser perdoado pelas violações contra a Torá, pode agora ficar acessível ao povo das nações que vive fora da terra de Israel, e isso está escrito em Efésios 2:11-19:

2:11 “Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne…
 
2:12 Que naquele tempo estáveis sem o Messias, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Elohim no mundo.”

2:13 “Mas agora no Messias Yeshua, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue do Messias chegastes perto.
 
2:14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio [a parede que os líderes religiosos da época construíram no monte do Templo para separar os crentes Judeus dos crentes gentios, uma parede não ordenada pela Torá, mas sim construída por ordem humana resultante da tradição oral],
 
2:15 Na sua carne desfez a inimizade, criada pela lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças [tradições humanas], para criar em si mesmo dos dois [povos] um novo homem, fazendo a paz,

2:16 E pela cruz reconciliar ambos com Elohim em um corpo, matando com ela as inimizades.

2:19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de YHWH;”

Mais uma vez afirmamos, esta é a nossa Aliança. Ambas são de facto as nossas alianças, e a única forma de tomar parte dessas alianças é tornarmo-nos concidadãos dos santos e herdeiros através de Yeshua. Como Yeshua disse, “A Salvação vem dos Judeus”.
 
Da mesma forma, como concidadãos, somos abrangidos, logicamente, pelos mesmos mandamentos. Não existe um conjunto de regras para os ramos naturais da oliveira, e outro conjunto de regras diferente para os ramos enxertados.

Se somos participantes da mesma herança, isto é, dos mesmos direitos, por que razão teríamos deveres/obrigações diferentes? Não faz o menor sentido.
 
O problema da “Igreja” é insistir na desvinculação dos ramos naturais e requerer a “Nova” aliança, como algo exclusivo deles, e não uma aliança Israelita (de naturais e enxertados).
 
A “igreja” alega ainda ser o “novo Israel” e que este substitui o antigo Israel, mas todas essas ideias são originárias da doutrina conhecida como Teologia da substituição.
 
O mesmo se passa com o Evangelho. A “igreja” age como se o evangelho fosse algo que foi introduzido por Cristo, mas o Evangelho está presente desde o princípio, mais precisamente desde Génesis 3:15.
 
A promessa de um Messias para resgatar a humanidade da sua condição pecadora continuou em Abel, e passou para Seth e depois para Abraão; que também ouviu o Evangelho.

Pensando Abraão que Isaque seria o Messias Prometido, quando o oferece sob o altar, creu Abraão que ele ressuscitaria e traria a redenção ao homem, contudo, esse papel não seria desempenhado por Isaque, mas aquele que o Eterno haveria de enviar para fazer expiação pelo mundo, João 8:56; Hebreus 11:17-19.  

Ou seja, Abraão e Isaque são uma imagem/sombra terrena, dos papéis que seriam desempenhados pelo Eterno e pelo Seu Filho Yeshua (João 3:16).
 
Da mesma forma, Hebreus 4:2 confirma que o Evangelho foi ouvido pelo nosso povo após sair do Egipto, mas como consta nos vs. 3:16-19, alguns que caíram no deserto foram aqueles que ouviram, mas que não conjugaram a fé daquilo que ouviram, com a obediência. O mesmo que acontece com muitos dos crentes de hoje.
 
E como nos diz a carta aos Gálatas, foi devido à necessidade de fazer expiação pelos pecados da nação que a “primeira” aliança (a antiga) teve que ser estabelecida a fim de agir como um tutor (aio) para levar a nação até ao tempo da chegada do Messias, onde a aliança sacerdotal perfeita, renovada no Seu sangue, pôde ser instituída na mente e nos corações das pessoas em vez de um Templo físico limitado geograficamente. Palavras similares são usadas em Hebreus 9:12-15.
 
De igual modo, YHWH disse que faria de Abraão uma grande nação; Génesis 12:2; mas mais tarde diz-lhe que faria dele uma multidão de nações; Génesis 17:4, através de Isaque e Jacob (Génesis 26:1-5; 35:9-12).
 
Essa nação é Israel com as suas 12 tribos, das quais 10 acabariam por se espalhar pelas nações povoando a terra. Essa profecia da multidão de nações, tem vindo a ser cumprida gradativamente, mas somente terá o seu cumprimento total quando a Nova Jerusalém de Apocalipse 21 descer do céu no 8º Milénio desde Adão após o Julgamento do Grande Trono Branco estar completo e o pecado e a morte totalmente extintos.
 
Nesse tempo, cada uma das doze tribos será uma única nação, e como está escrito, são as nações que serão salvas que entrarão pelos portões da cidade e assim “todo o Israel será salvo”.
 
Cada uma das 12 nações tribais que serão salvas, incluindo os gentios que foram enxertados: Ezequiel 47:21-23; Romanos 11:1-36; deverão entrar na cidade, cada uma pelo seu próprio portão; Apocalipse 21:1-27.

Existe de facto apenas um Evangelho. Nesse podemos traçar todo o percurso desde Adão, e dos nossos antepassados passando pelas renovações da aliança (com Noé; com Abraão; com Moisés e por fim pelo sangue do Messias) que connosco foi feita, e que temos vindo a partilhar neste artigo, é o mesmo evangelho e doutrina que os nossos antepassados seguiram.

A única diferença existente é que quando o Messias chegou finalmente no 4º milénio (4 mil anos após Adão), alguns de nós receberam-no como o Messias Prometido que viria, e alguns de nós não;

Tudo o resto permaneceu igual, e continua igual até hoje. Mas é necessário que assim seja, até que a plenitude dos gentios seja enxertada na oliveira (Romanos 11:25, 30, 31).

Não importa quão grande e ramificada seja a teologia protestante, pois todas elas têm isto em comum – baseiam-se na premissa de que o “antigo” pacto é para os judeus/israelitas e que o “novo” pacto é para os gentios e para qualquer judeu/israelita que se converta à fé dos gentios; contudo a fé que os gentios devem abraçar, é a fé que uma vez foi dada aos santos (Israel). Judas 1:3; Deuteronómio 7:6

Em segundo lugar, assumem que os escritos, desde Génesis até Malaquias já não são vinculativos, no que diz respeito à morte eterna e à salvação.

Com estas duas premissas é impossível interpretar correctamente como traduzir ou aplicar o “Novo” Pacto às suas vidas.

E para complicar ainda mais tudo isto, os manuscritos Gregos não foram copiados nem de perto nem de longe com a precisão e exactidão dos manuscritos Hebraicos originais.

Os manuscritos do “Antigo” testamento em hebraico, eram copiados com tal precisão que cada letra era contada, e se uma única letra faltasse, esse manuscrito era destruído.

Nem uma única palavra poderia ser copiada por memorização, e cada vez que o nome de YaHWeH tivesse que ser escrito, eles imergiam-se numa Mikvé (espécie de tanque de purificação) e usavam uma nova pena de tinta que nunca tivesse sido usada, e que fora criada unicamente para o propósito de escrever o Nome do Eterno, desfazendo-se seguidamente dela logo após escreverem o Nome.

Existia tanto zelo entre os escribas, que cada letra deveria ser escrita de forma perfeita, e as letras não se podiam tocar entre si. Todas as linhas e todas as páginas das diferentes cópias manuscritas, deveriam terminar com a mesma palavra. Mais de 4000 regras (por tradição) deveriam ser seguidas na produção de um Rolo para que fosse considerado apto para usar no Templo ou sinagoga.

Estas palavras inspiradas de YaHWeH estão de tal forma preservadas até aos dias de hoje, que contém milhares de códigos escondidos que não podem ser duplicados nem com recurso aos super computadores dos nossos dias, e nenhuns outros escritos de qualquer outra religião ou de autores renomados, se assemelham. Nem mesmo os manuscritos em grego do Novo Testamento.

E por isso, quando pegamos no Novo Testamento em grego, deveremos considerar a fonte do manuscrito e tentar determinar qual deles tem menos falhas; e se pegarmos em 3 bíblias interlineares diferentes, iremos encontrar três diferentes traduções que tiveram por base o mesmo manuscrito grego.

O mesmo acontece, com algumas passagens dos manuscritos gregos que a grande maioria dos teólogos hoje em dia, admitem, que não é possível determinar o significado ou tradução certa.

Não há coerência, mas ainda assim, é com recurso a esses manuscritos e às premissas erradas a respeito de Israel e aos “Pactos” que a igreja se baseia para contrariar uma verdade que tem quase 6000 anos.

Então cabe a cada um de nós decidir. Quem tem o verdadeiro Evangelho? As congregações de raízes hebraicas que pregam a fé em Yeshua com base na Torá? Ou a chamada “Igreja” que alega ser a “substituta” de Israel e que o “Novo Pacto” invalida o Antigo, e a Lei?

Na medida em que Paulo disse que se alguém pregar outro evangelho que seja anátema. Que evangelho é esse? Apenas um pode estar certo.

A passagem de Isaías 8:20 diz que aqueles que não falam de acordo com a Lei (Torá) e com o Testemunho (de Yeshua), é porque não há luz neles.

E a passagem de Isaías 8:20 está relacionada com a de Hebreus 6:18 que diz: “Para que por duas coisas imutáveis [a Lei e o Testemunho], nas quais é impossível que YHWH minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;”

Apocalipse 12:17 e 14:12 diz-nos que o povo de YaHWeH é composto por aqueles que obedecem aos mandamentos e têm o Testemunho de Yeshua.

Malaquias 4:4 diz-nos para nos lembrarmos da Torá dada através de Moisés antes do dia da ira do Eterno, e Isaías 2:3 por sua vez afirma que durante o Reino Milenar a Torá (as instruções do Eterno) sairá do Monte Sião.

Qualquer erudito no hebraico poderá confirmar que o que é traduzido como “lei” nestas passagens que citámos do “Antigo” Testamento, aparece no original hebraico como תּוֹרָה que transliterado é “Torah”. 

Todas estas passagens descrevem a “Igreja” caracterizada pela anomia (ausência de lei), ou descrevem aquela que é considera como a congregação dos santos (Israel)?

Todas estas coisas são apenas a ponta do icebergue. Nem precisamos mencionar todas; mas por exemplo:

- Por que razão é que Tiago (1:1) enviou esta carta cerca de 15/20 anos após a ressurreição de Yeshua para as “12 tribos dispersas”?
 
- Ou como aproximadamente mais de 30 anos após a ressurreição, o Apóstolo Paulo tenha declarado em Roma que nunca tinha falado contra o Templo, ou contra a Torá, ou contra os judeus, ou mesmo contra César, mas que na verdade estava a ser perseguido por ensinar sobre a morte e ressurreição de Yeshua; (Actos 24:21; 25:8; 26:4-8; 28:16-20)?
 
- Por que razão o mesmo Paulo afirma que serve ao Elohim dos seus antepassados de acordo com a Torá e com os profetas (Actos 24:14)?
 
- Ou por que razão Yeshua disse que tinha vindo só para as ovelhas perdidas da casa de Israel (Mateus 10:6; 15:24)?
 
- Ou por que motivo disse Ele que até que os céus e a terra passassem, nem mesmo o mínimo detalhe seria anulado da Lei sob qualquer circunstância? Mateus 5:17-19;
 
- Por que razão, muitos chamarão o Seu nome, até mesmo realizaram milagres em Seu nome, mas que acabarão por ser retirados da Sua presença porque apesar de apelarem ao Seu nome não seguem os mandamentos da Torá (praticam a iniquidade) Mateus 7:21-23?
 
Não existe conta para a quantidade de textos que poderíamos apresentar. Em Lucas 1:67-79 é mostrado, como Zacarias compreendeu perfeitamente a vinda de Yeshua como a prova do cumprimento da aliança que nos foi prometida através de Abraão, o pacto e a promessa que nos traria um conhecimento renovado de salvação pelo perdão dos pecados (transgressões à Lei).
 
É sob essa mesma esperança que o Apóstolo Paulo, 30 anos após a ressurreição de Yeshua, afirmou que estaria a ser condenado, pois essa era a promessa feita pelo Eterno YHWH aos nossos antepassados relativamente à redenção das 12 tribos de Israel e à consequente ressurreição dos mortos (Actos 26:6-8), ressurreição essa, que é claramente retratada em Ezequiel 37:1-28 e que se dará no regresso de Yeshua.
 
Tudo é referente ao nosso povo, e foi ao nosso povo, que essas promessas foram feitas e os pactos dados, e as nações são enxertadas apenas como um privilégio, e como um acto de misericórdia do Eterno para com Eles.

Mas em nenhuma parte das Escrituras é ensinado que existe um pacto e uma lei para os estrangeiros (gentios) e outro pacto e lei para Israel.

Sem dúvida que Yeshua veio para todo o ser humano, mas a esse ser humano é exigido que se adapte a Israel, e não que Israel se adapte ao mundo.

Israel é o povo escolhido, o povo a quem foi dado a Torá, e do qual saíu o Messias.
 
A única solução para a salvação dos não-israelitas (os gentios) é serem enxertados em Israel através do sangue do Messias, e uma vez enxertado o gentio já não é mais gentio, mas um concidadão e herdeiro, e como concidadão, está sujeito às mesmas obrigações e termos do pacto, que qualquer outro ramo natural da oliveira que é Israel, e cuja raiz é o Messias Yeshua. Uma mesma seiva que alimenta a oliveira;

1 Coríntios 12:13-27 "Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gentios, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito [seiva da mesma árvore].  Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.  Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?  E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?  Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfacto?  Mas agora YHWH colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.  E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?  Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.  E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.  Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;  E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.  Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas YHWH assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;  Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.  De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.  Ora, vós sois o corpo do Messias, e seus membros em particular."

Shalom.
 
Ezequiel 37:16-28
0 Comentários

Porque devem os crentes em Jesus observar as "festas dos Judeus"?

17/5/2013

0 Comentários

 
Primeiramente porque não são as "festas dos Judeus", mas sim as festas do Soberano Todo Poderoso YHWH (Levítico 23:2)

Em segundo lugar porque as festas não foram dadas só aos judeus mas sim a Todo o Israel (Malaquias 4:4).

Em terceiro lugar, e essa é a razão primordial, porque o Eterno YHWH Criador de todas as coisas assim determinou, e basta apenas esse aspecto, para ser razão mais do que suficiente para observá-las.

É importante esclarecer um ponto; não existem mandamentos para judeus e mandamentos para gentios (Números 9:14; 15:15-16, 29; Levítico 24:22;). Existe sim uma instrução que foi dada ao Povo de Israel, para que este servisse de exemplo e de luz para as nações (Salmo 119:5; Isaías 60:1-3; Isaías 61:6-7; Zacarias 8:23). Israel foi o povo escolhido para ser separado e ser santo (Lev. 20:24-26; Deut. 7:7-9), um povo que fosse uma referência para as nações, e desse povo iria sair o Messias.

Mas por que razão foi o Povo de Israel enaltecido entre os povos? Porque Deus é fiel às suas promessas, e prometeu a Abraão que em si seriam benditas todas as famílias da terra (Génesis 12:3; Gálatas 12:3).

Abraão, um homem justo numa terra corrompida, foi escolhido por Deus, para ser o pai de muitas nações, e isso foi-lhe imputado por justiça (Romanos 4:3).

A Lei de Deus foi outorgada ao Povo de Israel pois este foi chamado para ser povo santo (Deut. 14:2), para que este servisse de testemunho às nações. Logo todo aquele que se volta para YHWH e aceita seguir a sua instrução, é contado como parte do Povo de Israel (Êxodo 12:49; Números 15:15-16 Gálatas 3:29);

Um dos propósitos da vinda de Yeshua, foi reunir as ovelhas perdidas que se dispersaram entre as nações (Mat. 10:6; 15:24). Yeshua veio abrir a porta que nos reconcilia com o Eterno (João 10:7-9), e se Israel estava desligado de YHWH, foi devido ao facto de transgredirem a Lei de YHWH, como tal, a Porta que Yeshua abre, é uma porta que só pode ser acedida através do arrependimento, e após passar essa porta, existe um caminho de santificação, sem o qual ninguém poderá ver Elohim.

Ou seja, o arrependimento permite que passemos essa porta, mas depois existe um caminho estreito que nos leva ao Eterno.

Porquê um caminho estreito? Porque a nossa carnalidade é propícia ao erro, devido ao pecado original, temos sempre inclinação para o pecado, e por isso mesmo é necessário que se observe a Lei do Eterno, pois ela instrui-nos de como nos podemos afastar do pecado.

O argumento de que a Lei se tornou inútil depois do sacrifício de Yeshua, além de pouco razoável, não tem qualquer tipo de fundamento, pois Yeshua não derramou o seu sangue em vão, ele fê-lo com o propósito de nós voltarmos para o Eterno, para atentarmos para a palavra que Deus desde o princípio deu através dos seus profetas e nos últimos tempos pela boca do Seu filho (1 João 2:24; Judas 1:3; Hebreus 1:1).

AS FESTAS DE LEVÍTICO 23 SÃO SÓ PARA OS JUDEUS?

Como já vimos, as Festas de Levítico 23 são para o Povo de Israel por estatuto perpétuo. É de salientar também, que juntamente com os descendentes directos de Jacob (Israel), saíram do Egipto uma multidão de gentios que foram contados como parte de Israel. 

A Palavra ensina-nos que o Povo de Israel é composto por ramos naturais e enxertados, e que todos esses fazem parte da Oliveira (congregação) cuja raiz é o Messias (Yeshua).  Não há como criar diferenciação entre Judeus e Gentios quando nos referimos a pessoas que abraçam a verdadeira fé no Soberano Eterno Elohim de Israel,  ou que se chegam à fé em YHWH através de Yeshua, e essa não é uma ideia avançada pelo Apóstolo Paulo , pois em toda a história do Povo Santo sempre existiram gentios que eram contados como parte desse mesmo povo (vejamos o exemplo de Raab; Rute etc.) Não há como dizer que seguimos a vontade de YHWH se rejeitamos a sua instrução, ou pelo menos partes desta.

ENTÃO E O QUE DIZER DE ACTOS 15? NÃO SÃO APENAS 4 OS MANDAMENTOS PARA GENTIOS?

Quando analisado esse capítulo de uma forma isolada sim, mas quando a Palavra é encarada como um todo não. Actos 15 lida com um tema específico, e deve ser analisado dentro do contexto correcto. O vs. 5 de Actos 15 diz:

“Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.”

O foco aqui eram os novos convertidos, e os fariseus exigiam que estes só deveriam comungar na congregação se fossem primeiro circuncidados e daí vem a resposta:

19’ Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. 20’ Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. 21’ Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

Vejamos a harmonia do texto. Tiago considerou que a circuncisão não deveria ser critério de admissão na congregação, pois existiam instruções mais urgentes que deveriam ser dadas a esses novos crentes, visto que eram práticas comuns entre eles e por isso era urgente exortá-los a que deixassem essas práticas que grassavam no mundo gentio, eram urgente abandonar práticas como:

- a idolatria;
- a imoralidade sexual;
- o sufocado;
- e o sangue.

E porquê apenas essas quatro instruções específicas? Não há instruções mais importantes como por exemplo o NÃO MATAR? A razão é simples, porque como já dissemos, as proibições avançadas por Tiago, eram práticas comuns entre os novos convertidos, que era urgente que abandonassem, e o vs. 21 de Actos conclui a linha de pensamento:

“21’ Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas”.

Ou seja, porque todos os outros preceitos da Lei eles poderiam aprender à medida que iriam frequentando os cultos aos sábados nas sinagogas. Porque o processo de santificação não é imediato, mas sim gradual, e era sumamente importante que gradualmente fossem abandonando as práticas contrárias à lei, e a circuncisão não deveria ser motivo de dissensões naqueles casos específicos, pois haveriam coisas mais importantes a ser tratadas em primeiro lugar.

Não fugindo ao tema. Muitos dizem que muitos preceitos da Lei (como é o caso das Festas de Levítico 23) foram cravados na cruz e não precisam de ser observados. Tal premissa baseia-se na errada interpretação do texto bíblico, pois pela boca do próprio Yeshua foram pronunciadas as seguintes palavras: Não pensem que vim anular a Torá ou os profetas; não vim anular, mas cumprir; pois até que os céus e a terra passem; nem um yud ou um traço se omitirá da lei até que tudo seja cumprido.

Na verdade algo foi cravado na cruz, e o que foi cravado na cruz, foi tudo aquilo que falava contra nós (Col. 2:14) e o que é que falava contra nós? O que é que nos acusava? Claramente que foram as nossas transgressões. Todas essas foram cravadas na cruz em cumprimento da profecia de Jeremias 31:34: “e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.”

PAULO, O APÓSTOLO DOS GENTIOS, NÃO NOS EXORTOU A GUARDAR TODAS AS FESTAS, SOMENTE A PÁSCOA E O PENTECOSTES?

Essa pergunta leva-nos a outra pergunta mais importante; seguimos a YHWH ou a Paulo? Não precisamos que Paulo confirme todas as instruções de YHWH, porque a Bíblia é um todo, e o Eterno exorta-nos a guardarmos as suas festas identificando-as como sendo AS MINHAS SOLENIDADES;

Em segundo lugar, além da Páscoa e do Pentecostes, Paulo exorta-nos a observar também a guardar Festa dos Pães Asmos (1 Coríntios 5:8).

Em terceiro lugar, Paulo é o apóstolo mais mal interpretado de todos, visto que é muitas vezes, erroneamente associado como aquele que nos instrui a abandonar a Lei. Paulo não faz isso, mas é crucial destacar que se caso Paulo o fizesse certamente seria um herége, logo não seria uma referência para fundamentar doutrinas, pois diz-nos a palavra:

“Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade”. 1 João 2:4

“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12

Mas não, Paulo não era um herége, foi sim usado como "bode expiatório" para que os verdadeiros hereges deturpassem as suas palavras. Pedro sabia que isso iria acontecer, como lemos na sua segunda epístola:

“E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.” 2 Pedro 3:15-16
 
E como a Palavra não se contradiz, então há algo que não está a ser visto como um todo pois o próprio Paulo diz-nos:

“Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.” Actos 24:14

“Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César.” Actos 25:8

Se Paulo serve a Deus com base na Lei e nos profetas, como é que ele pode ser visto como alguém que prega contra a lei?

Se Paulo não pecou em coisa alguma contra a lei dos judeus (Torá) então não poderia andar a transgredir a Torá, logo se ele não o fazia como poderia induzir outros a fazê-lo?

Daí poderá vir a argumentação de que Paulo não induzia outros a fazê-lo visto que respeitava as festas apesar de não as observar. Mas esse argumento também cai por terra, pois não havia forma de Paulo servir a Deus com base na Lei e nos profetas, se não guardasse o mandamento de observar as festas.

Somente uma análise muito limitada ou isolada de versículos bíblicos, ou a herança paupérrima que foi herdada do "cristianismo romano", poderá levar a essas doutrinas heréges.

Como vemos Paulo nada fala contrário à Torá, logo nunca poderia ensinar a não observar as Festas Bíblicas, mas ainda que Paulo o fizesse, essa não seria razão suficiente para deixar de as observar, pois a Palavra várias vezes, inclusive o próprio Paulo, ensina-nos que toda a palavra é confirmada pela boca de duas ou três testemunhas (2 Coríntios 3:1). Isto para dizer que, basear-se somente em Paulo para fundamentar doutrinas, não é suficiente.

PAULO SÓ DÁ ENFASE A DUAS FESTAS?

Muitos dizem que Paulo só instrui-nos a guardar duas festas porque foram as únicas que Cristo cumpriu profeticamente. Mas vejamos, é necessário que Cristo lhes dê cumprimento profético para passarem a ser observadas? Claro que não.

Os seguidores de Cristo, antes de saberem que o derramamento do Espírito Santo se daria naquele dia específico de Pentecostes, estavam de antemão todos juntos (judeus e gentios) em concordância no mesmo lugar a observar aquela Festa Solene em Santa Convocação. Se Cristo ainda não tinha dado cumprimento profético aquele dia, e os crentes em Yeshua só devem observar as festas que foram espiritualizadas por Cristo, então porque razão estavam todos reunidos naquele dia? Exactamente porque era um mandamento de Deus, e isso era razão mais do que suficiente para o observar.

"NÃO HÁ NADA NO NOVO TESTAMENTO QUE DIGA QUE DEVEMOS OBSERVAR AS FESTAS."

Essa afirmação é irresponsável se dita por parte daqueles que vêm na Bíblia a sua única regra de fé, pois essa premissa baseia-se então no pressuposto de que só o NOVO TESTAMENTO TEM VALIDADE.

Quando Paulo escreveu estas palavras a Timóteo “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” as únicas escrituras até então conhecidas como divinamente inspiradas eram o Tanach (Velho Testamento) e como tal Paulo afirma que essas são proveitosas para ensinar, corrigir e instruir em justiça.

Paulo chama Nobres aqueles que confirmam na escritura (Antigo Testamento) se aquilo que está a ser ensinado está em conformidade com as Escrituras (Actos 17:11).

Penso que esta breve análise esclarece muitos preconceitos que existem entre algumas denominações cristãs, e rompe com muitos dogmas firmados na errada interpretação que é feita nas cartas de Paulo.

As Festas ordenadas pelo Eterno estão descritas em Levítico 23.

Shabbat Shalom!!

Malaquias 4:4.

Tiago Casimiro.
0 Comentários

Um só Deus, Um só Povo, Um só Caminho

10/5/2013

0 Comentários

 
Quantas vezes dão por vocês a pensar: "Se a igreja/congregação de YHWH é só uma, por que razão então existem milhares de denominações que dizem amar o Elohim (Deus) de Abraão (Avraham), Isaque (Yitzchak) e Jacob (Yaakov)?

Por que é que existem tantas diferenças doutrinárias  entre as diversas instituições?

O grosso das religiões do mundo, são Abraâmicas (Judaísmo / Islamismo / Cristianismo), mas as coisas não são assim tão simples.

Porquê tanta divergência de ideias se a base da fé é a mesma? Mas será mesmo?

Estas e outras perguntas, muitos irmãos e irmãs fazem com frequência, e até mesmo ateus ou pessoas de outras religiões gostam de as debater.

Um dos argumentos usados pelos católicos para contrariarem os protestantes neste assunto, é o facto de que o catolicismo permanece um só, apesar de haverem algumas tradições locais diferentes, todos os templos e ministérios católicos romanos se centralizam na “mãe” Vaticano, na Pseudo-Santíssima Trindade e na anulação da Torá (Lei de YHWH).

Sugiro a leitura do seguinte artigo:

“A reportagem publicada na revista Época do dia 9 de agosto sobre um movimento de evangélicos que defendem uma nova reforma protestante e criticam o consumismo, a corrupção e os dogmas das igrejas, na qual foi bem recebida no meio evangélico de Jales e pelo pastor e conferencista A. R., presidente da Visão Mundial no Brasil e ex-presidente da Associação Evangélica Brasileira, durante sua visita à Vide - Igreja Batista da Comunidade, no dia 13 de agosto.

Nesta entrevista ao Jornal de Jales, ele explica que o grupo comentado na reportagem defende a volta às bases éticas e morais da Reforma de um modo que o brasileiro possa entender. Ele também prega a retomada da igreja comunitária, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

J. J. – A Revista Época de 9 de agosto publicou uma reportagem de capa intitulada Os Novos Evangélicos, dizendo que existe um movimento destinado a propor um protestantismo à brasileira. O que o senhor acha disso?

Pastor A. R. – Achei a reportagem positiva, conheço as pessoas que foram citadas e de fato eles estão fazendo uma proposta de um protestantismo que mantém as bases éticas do movimento da Reforma com um formato que o brasileiro consegue absorver.”
  (Fonte: http://www.igoospel.com/2010/08/pastor-admite-desvio-em algumas.html)
Será que uma “nova reforma” pode tirar a igreja evangélica brasileira deste caos?

E este “protestantismo”?

Com certeza, apesar deste movimento estar cheio de boas intenções, podendo até melhorar de certa forma, muitas coisas no meio evangélico, não seria certamente a atitude ideal destes crentes que devem estar inconformados com o que vêem e ouvem.

O que pode acontecer é que, depois de alguns anos, tudo volte a ser como antes, ou talvez até piore a situação, por causa da tentativa de mudarem as coisas usando os elementos impróprios.

A ideia de trazer a igreja aos moldes da Reforma até poderia ser boa até determinado ponto, pois foi fundamental para o seguimento da igreja nestes últimos séculos, mas ela já cumpriu o seu papel.

A igreja tem sofrido tantas reformas que se vê dividida em inúmeras denominações. Contudo, restaurar é primordial por dois motivos: o primeiro é a preparação da Congregação do Messias para o regresso Deste, que é também descrito como o encontro do noivo (Yeshua) com a noiva (a igreja). 

Se o Noivo é Israelita, é natural que a noiva (a igreja) esteja vestida apropriadamente, segundo os costumes do Noivo. O segundo motivo, diz respeito a uma conscientização por parte da igreja, da necessidade de interceder por Israel, a fim de que a sua restauração seja breve. (Salmo 122:6)

Estes dois aspectos estão entrelaçados, e podemos constatar isto no livro de Romanos 11:15: “Porque, se a sua rejeição é a conciliação do mundo, qual será a sua admissão (recepção e aceitação do testemunho de Yeshua), senão a vida dentre os mortos”.

Não é mais um tempo de reformas, mas de Restauração. A palavra-chave para a igreja do primeiro século foi “edificar”, mas a palavra-chave para a igreja dos nossos dias é “restaurar”.

É natural que a congregação do Messias de Israel se pareça em determinados aspectos com Israel, afinal de contas ela nasceu no ambiente culturalmente e profeticamente israelita. Mas quando nos nossos dias, ocorre a restauração das raízes bíblicas israelitas, a princípio isto soa um tanto estranho.

O facto é que a igreja se afastou tanto das suas raízes, que hoje é estranho ela voltar a parecer-se com a sua forma original. Na verdade, quando restauramos a igreja, trazendo-a de volta à sua forma autêntica, é inevitável que ela se volte para a cultura bíblica israelita, a única estabelecida por YHWH. Israel no sentido da cultura bíblica israelita é a oliveira cultivada pelo Eterno, e todo aquele que crê em Yeshua foi enxertado nesta oliveira (Romanos 11).

A igreja afastou-se tanto da fé original que uma vez foi dada aos Santos (Judas 1:3), que não é possível criar pontes de ligação entre a Igreja e Israel, pois o sincretismo é destruidor, e como tal, há que sondar diligentemente cada ponto das escrituras, para romper com todas as práticas pagãs e anti Torá, pois como já dissemos várias vezes, a célebre revelação de Yeshua a João do "SAI DELA POVO MEU", não implica adaptação, mas sim ruptura.

Vejamos a seguinte alegoria:

Existe uma espécie de planta que se entrelaça nas árvores para lhes roubar a seiva. Estas plantas parasitas alimentam-se da seiva da árvore hospedeira e quando chegam ao chão criam raízes e destroem completamente a árvore que lhe forneceu vida.

Uma situação semelhante ocorreu com Israel e a cultura bíblica Israelita, que se não fosse a intervenção Divina, teria sido extinta. 

A igreja romana, que no terceiro século advogou o direito de representar a igreja do Messias Yeshua, agiu como a planta parasita, entrelaçando-se na oliveira, que é Israel, extraiu o que lhe foi conveniente, e após criar raízes, quase destruiu a árvore hospedeira.

A teoria da substituição  é um indício claro acerca disto, pois afirma que a igreja cristã substituiu Israel. 

Seguindo esta teoria equivocada, a nação de Israel teria sido rejeitada completamente por YHWH (lembrem-se de Salmos 83:4), por não ter recebido ou aceitado o testemunho de Yeshua. Esta falsa doutrina praticamente declara uma rejeição completa de YHWH para com o povo de Israel, e por consequência a inexistência de uma razão concreta para Israel existir. 

Isto, por sua vez, estimulou o anti-semitismo pós-vinda do Messias e influenciou também o movimento da reforma protestante, que defendeu esta mesma “doutrina”.

Que Israel sempre diga:

“Se não fora YHWH, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel; Se não fora YHWH, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, eles então teriam nos engolido vivos...” (Salmos 124:1-3).

Esta árvore parasita embora não tenha conseguido destruir a oliveira, criou raízes e estabeleceu-se como a tradição “cristã”. Ela está cheia de falsas doutrinas, de costumes pagãos e de sincretismos religiosos.

Os remanescentes da igreja romana estão totalmente absorvidos por esta árvore, e a igreja evangélica, que por sua vez foi um fruto da reforma protestante, está numa posição estrategicamente delicada. 

Aqueles que sendo cristãos, são nascidos de novo, são de facto filhos da luz e espiritualmente foram [à condição (Romanos 11:19-24)] enxertados na oliveira que é Israel, mas, doutrinariamente ainda estão presos aos fundamentos teológicos que foram alicerçados a partir da árvore parasita.

Diríamos que eles estão na oliveira, mas ainda entrelaçados ou embaraçados com a árvore parasita. Isto é demasiado perigoso, pois, como já vimos, a planta parasita rouba a seiva e pode fazer com que este galho enxertado na oliveira venha a sucumbir. Por outras palavras, devemos romper completamente com esta cultura pseudo-cristã e anti-semita e dedicarmo-nos à oliveira, a cultura bíblica israelita, a fim de recebermos a genuína seiva de YHWH para um crescimento espiritual saudável. 

A ruptura diz respeito às doutrinas e teologias que tem como referencial um pseudo-cristianismo. É preciso ver e interpretar a bíblia tendo como pano de fundo a cultura bíblica israelita e não o pensamento grego-romano, que grassa nas traduções bíblicas ocidentais.

Por outras palavras, é preciso romper com esta influência helenista e voltar à cultura estabelecida pelo Eterno. A Teshuvá (retorno à fé original) é para o entendimento das profecias bíblicas que dizem respeito ao povo de Israel e a Igreja do Messias, em especial aquelas que ainda estão por se cumprir. 

É preciso também restaurar o entendimento da Torá, que é “o manual do fabricante do ser humano”, a qual nos ensina acerca dos princípios eternos estabelecidos por YHWH. 

Devemos interpretar os versículos bíblicos dentro do contexto da cultura bíblica israelita e estudar diligentemente as línguas originais em que foram escritos os livros da Bíblia.

Devemos voltar a celebrar as Festas Bíblicas, que trazem unidade e verdade para a Igreja e constituem-se em actos proféticos para o estabelecimento do Reino de YHWH sobre a terra. Razão para o fazer? Porque a Boca do Senhor o Disse (Lev. 23:1-2)

É bom ressalvar no entanto que a cultura israelita também sofreu influências pagãs e contaminações de diversas plantas parasitas (como é o caso do actual calendário). Isto veio da mesma fonte, ou seja, dos costumes das nações e, também, da falta de entendimento de alguns líderes de que Yeshua é de facto o Messias. 

Por isto, a Restauração aponta para a cultura bíblica israelita, ou seja, o judaísmo que tem como referencial a Torá e os demais livros da Tanach (primeira aliança ou antigo testamento), os quais são inegavelmente inspirados por YHWH. 

A fé que se procura restaurar também tem a presença de Ruach HaKodesh (Espírito de Santidade) e o testemunho do Messias Yeshua. Ainda haverá o tempo quando toda a nação de Israel se voltará para Yeshua e o reconhecerá como o Messias, Amén.

Quando isto acontecer, os dias serão contados para a redenção de Israel e de toda a humanidade crente no Elohim Único e Verdadeiro, o Criador de todas as coisas, o Elohim e Pai do nosso Senhor Yeshua.

Então, vamos sair da planta parasita e não permitamos que continuemos embaraçados com ela. 
Vamos romper com o pseudo-cristianismo e assumirmos de facto a Bíblia como sendo a nossa referência. Vamos pagar o preço de sermos uma geração obediente a YHWH no meio de uma geração rebelde que tem resistido à vontade de YHWH para os nossos dias. 

Vamos preparar-nos para o encontro com o Noivo, Aquele que deu a Sua vida por nós, e nos vestirmos com as vestes nupciais, que são na verdade o revestimento da cultura estabelecida pelo Eterno. Vamos fazer a diferença na nossa geração! E  também tu foste chamado para este propósito tão especial. Lembremo-nos que o manterá as nossas candeias acesas, é a luz que nos foi revelada (Mateus 25:1-13; Salmos 119:105; João 8:12). Esta sequência de versículos mostram-nos mais uma vez que a Torá Escrita e a Torá Viva (Yeshua) são a Luz para as nossas vidas.

Não há como desassociar a Torá Escrita, que foi dada a Moisés da Torá Viva, Yeshua, pois foi Yeshua que deu a Torá a Moisés na qualidade de Verbo/Palavra Divino/a. "ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou." Não esqueçamos que a Palavra de YHWH não muda, nem tem sombra de variação (Tiago 1:17; Salmo 15:4)

Shabbat Shalom!

Para reflexão:

"Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!" Isaías 48:18

"Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos!  Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários.  Os que odeiam a YHWH ter-se-lhe-iam sujeitado, e o seu tempo seria eterno.  E o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel saído da rocha."  Salmos 81:13-16
0 Comentários

Lobos com pele de cordeiro

3/5/2013

0 Comentários

 

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." Mateus 7:15

Yeshua deixou-nos um aviso claríssimo: nós, os crentes, iríamos encontrar pessoas aparentemente inofensivas, e com um discurso afável e cativante, mas que na realidade fariam de tudo para nos ver tropeçar. Nada disso é surpreendente, por isso não nos devemos espantar com as coisas que têm acontecido, pois certamente iremos ver coisas bem piores, como revela YHWH ao profeta Ezequiel (8:12-13):

"Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: YHWH não nos vê; Deus abandonou a terra. E disse-me: Ainda tornarás a ver maiores abominações, que estes fazem."

Essas pessoas que chegam até nós como ovelhas, mas na realidade são lobos devoradores, têm conseguido persuadir muitos "fracos na fé" a questionarem a existência de YHWH, ou se numa ínfima hipótese admitirem que Ele existe, dizem basicamente as mesmas palavras do texto de Ezequiel: "Deus abandonou a terra".

Esses lobos, recordam-nos das injustiças que há no mundo, das desigualdades cada vez mais evidentes entre ricos e pobres; do aumento do desemprego; da globalização da crise; do disparo assustador do número de casos de pedofilia; entre muitas outras coisas que levam a ouvir a mais fácil acusação de todas; "Se Deus existe, porque permite que estas coisas aconteçam?".

É tão fácil colocar as coisas nessa perspectiva, que as pessoas não hesitam de forma alguma em ser fiéis seguidoras do maior acusador que existe, Satanás (é normal que assim seja, pois na ausência do Espírito do Santo, existe a presença do espírito do maior acusador de todos; do pai da mentira, da rebelião, e do pecado).

Certamente que a culpa da calamidade em que o planeta se encontra a todos os níveis, não é de YHWH, mas sim do homem que optou por viver uma vida de desobediência, contrária aquilo que o Eterno Todo-Poderoso instituiu. Há quem argumente que Deus poderia ter facilitado as coisas, de modo a ser mais fácil cumprir a sua vontade, pois é muito fácil pecar na medida em que estamos rodeados de tentações, e para conseguirmos viver uma vida de santidade, teremos que fazer um enorme esforço.

NO entanto, a Palavra diz-nos, que o mandamento de Deus é acessível (Deut. 30:11-14) e Yeshua confirma isso mesmo (Mat. 11:30). Deus conhece cada um de nós de uma forma incomparável, e não nos dá cargas maiores do que aquelas que nós podemos suportar (1Cor. 10:13), como tal, onde está o erro? Claramente que a falha está na rebeldia do nosso coração, na nossa inclinação inata para praticar o mal (Rom. 5:12).

Ainda que estejamos rodeados de tentações, e alguns considerarem que é muito díficil seguir a instrução de YHWH, e que tudo deveria ser mais facilitado, vamos fazer uma análise coerente, e para isso, teremos que voltar atrás no tempo.

Voltemos atrás na história, milhares de anos atrás, voltemos ao princípio, quando YHWH terminou a sua obra de Criação, e por isso mesmo, vamos ao Génesis:

"E ordenou Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,  Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gén. 2:16-17

Meditemos neste texto de modo a entendermos a linha de pensamento. Em tempos, o homem teve uma missão bastante simplificada, onde existiam imensas facilidades em fazer o bem (todas as árvores do jardim), e uma única, e ínfima hipótese de ele vacilar (comer da árvore que lhe foi vedada). E então o que aconteceu? Todos sabemos como é que a história termina, até mesmo quem conhece pouco da história bíblica.

É certo que o homem há muito que ambiciona ser Deus, essa é uma ideia que lhe foi incutida momentos antes da sua queda. Alguém que queria ser "O Deus da terra", influenciou o homem, levando-o a crer que ele mesmo, poderia ser "O Deus da terra", e esse alguém parecia saber como é que o homem poderia alcançar essa condição. Esse alguém na realidade há muito que deseja usurpar o lugar daquele que resgatou a terra, o lugar daquele que reinará sobre ela; Mas esse lugar pertence ao Filho de Deus, o Mashiach Yeshua. Esse alguém usurpador, é Satanás.

Satanás na sua ambição, usou o homem, enganando-o, e levando-o a crer que este poderia ser Deus. Satanás desde o princípio que usurpou o lugar de Yeshua, perante o fracasso do seu intento, levou o homem a desejar o mesmo, a desejar querer se o Elohim da Terra. E por isso, o homem muitas vezes tenta colocar-se no lugar de Deus, apresentando no seu entender, soluções mais viáveis, naquilo que chamamos na gíria popular, de treinadores de bancada.

Então vejamos, que hoje o homem tem uma missão que considera complexa senão mesmo impossível, e opina, como típico treinador de bancada, defendendo que era justo que tudo fosse mais fácil.

Mas quem é o homem para definir o que é ou não é justo? Está porventura o homem no lugar de Deus?

YHWH, Aquele que tem a Plenitude de todas as coisas, O Justo dos Justos, O Todo-Poderoso, O que faz coisas grandes e inescrutáveis; e maravilhas sem número, em tempos, facilitou (e muito) a tarefa do homem, e mesmo assim, o homem falhou...!

Qualquer um de nós no lugar de Adão e Eva teríamos falhado. Eles foram criados como o "modelo standard", ou seja, intelectualmente e geneticamente perfeitos, e mesmo assim falharam; nós teríamos falhado também.

Então porque falharam significa que eram imperfeitos? Não, simplesmente O Eterno não cria autómatos. O Eterno cria na verdade, seres que desejem servi-Lo de livre vontade. Não cria seres que estejam programados para o servir, mas seres com capacidade de escolha, que de coração possam desejar servir a Ele. Por isso dotou o homem com a capacidade de livre arbítrio, assim como os Anjos. Por essa mesma razão, Satanás se rebelou, porque não era um autómato com uma configuração pré-definida, era um ser celestial, mas com capacidade de escolha, e que escolheu a rebelião como todos sabemos, em vez de servir Aquele que lhe deu vida.

No Éden existia uma Torá (instrução), e a Torá resumia-se a cumprir aquilo que o Eterno tinha definido para Eles. No Éden tudo era simples, tudo tão simples. No entanto, homem e mulher optaram por fazer o mais díficil (comer da única árvore proibida no meio de milhares de outras permitidas), falharam quando era tão díficil falhar, mas mesmo assim falharam.

Agora acontece o inverso, temos o coração tão cheio de pecado, e com tendência para praticar o mal, que consideramos que é difícil fazer o bem. Mas Yeshua abriu-nos a grande e única Porta que nos reconcilia com YHWH. Vamos desperdiçar essa oportunidade?

No entanto, os lobos mais astutos não são os que desacreditam a Omnipotência de YHWH, mas sim aqueles que estão misturados nas congregações, e na maior parte dos casos, são líderes dessas mesmas congregações. Jer. 23:1; Ez. 34:2

É importante que sejamos sóbrios (1ª Pe. 5:8), que oremos, jejuemos, e saibamos esperar sem que a nossa fé enfraqueça, procurando consolo na Palavra de YHWH, nos conselhos:

- da carta aos Hebreus 10:36-38: "Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."

- de Yeshua em João 16:33 "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."

e Apocalipse 22:12 "eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra."

- e do apóstolo Pedro em 2ª Pedro 3:9 "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para connosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se."
0 Comentários
<<Anterior

    Archives

    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013

    Categories

    Todos

    Feed RSS

Powered by Create your own unique website with customizable templates.